Conversa muito importante sobre o escritor Sérgio Sant´Anna.
Altamente recomendável!
Conversas sobre as coisas que leio, ouço, vejo e quero compartilhar. Um arquivo de textos jornalísticos e críticos e imagens...fragmentos de ideias, imagens e pensamentos sobre as coisas pelas quais me interesso: arquitetura, artes, cidades, cinema, design, filosofia, fotografia, literatura, memória, moda, música... Peço que, ao mencionarem ou reproduzirem o conteúdo deste blog, deem os créditos, especialmente das fontes originais (Mário Santiago)
Una montaña de sombra en las mañanas.
Una cuña de luto clavada en la entraña de Polonia."
(Do belíssimo poema do argentino Juan Gelman [1930 - 2014] publicado na revista literária el golem)
"Essas pessoas estão totalmente endividadas e se entregam a esse jogo mortal que promete ganhos enormes. Round 6 representa um aspecto central do capitalismo em um formato extremo. Walter Benjamin já disse que o capitalismo representa o primeiro caso de um culto que não é expiatório, e sim nos endivida. No começo da digitalização se sonhava que ela substituiria o trabalho pelo jogo. Na verdade, o capitalismo digital explora impiedosamente a pulsão humana pelo jogo. Pense nas redes sociais, que incorporam elementos lúdicos para provocar o vício nos usuários."
Trecho
de uma entrevista com o filósofo coreano, publicada no jornal El País (edição em português, 9 Out. 2021), em nota
assinada pelo jornalista Sergio C. Fanjul.
Leitura altamente recomendável!
"De certa forma, O mundo desdobrável é também uma tentativa de responder à pergunta “o que é literatura e para que serve”, que você mesma se faz no livro?"
"Sim, é a pergunta que permeia o livro. O que é literatura? O que pode a literatura num mundo em que, aparentemente, tudo parece mais importante que a literatura. Minha tese, de forma bem resumida, é que a literatura, assim como a arte, por ser uma “fala” do inconsciente, pode nos ajudar a pensar, a pensar a partir de outras premissas, de outra lógica, a pensar o que ainda não somos capazes de imaginar. E se este mundo em que vivemos está se tornando inabitável, e precisamos com urgência imaginar (e construir) outros mundos, a literatura se mostra uma das ferramentas mais potentes que temos."
(Trecho da entrevista com a escritora Carola Saavedra, publicada no blog da jornalista Nahima Maciel - Correio Braziliense, em 7 Set. 2021)
Sobre a preocupante situação da economia brasileira.
Entrevista com o economista e filósofo Eduardo Gianetti da Fonseca, exibida, ao vivo, na semana que passou no canal Globo News. Recomendável!
"Você falou em entrevista que, para você, os melhores romances são aqueles que têm algo de inacessível. Esse inacessível foi citado na experiência da leitura. Como funciona na escrita? Você tem acesso a todas as verdades não faladas?"
Recebi esta imagem ontem, postada por Gabriella Truzzi em um grupo de amigos no Facebook. Sua autora é a artista britânica Jenny Saville...