“O diário como arte de inscrição do real no 'Diário de Moscou' de Walter Benjamin”
Palestra do Prof. Dr. Márcio Seligmann-Silva
UNICAMP
Dia 03 de abril de 2009
às 09:30 horas
Faculdade de Letras da UFMG
Auditório 2001
Conversas sobre as coisas que leio, ouço, vejo e quero compartilhar. Um arquivo de textos jornalísticos e críticos e imagens...fragmentos de ideias, imagens e pensamentos sobre as coisas pelas quais me interesso: arquitetura, artes, cidades, cinema, design, filosofia, fotografia, literatura, memória, moda, música... Peço que, ao mencionarem ou reproduzirem o conteúdo deste blog, deem os créditos, especialmente das fontes originais (Mário Santiago)
“O diário como arte de inscrição do real no 'Diário de Moscou' de Walter Benjamin”
Palestra do Prof. Dr. Márcio Seligmann-Silva
UNICAMP
Dia 03 de abril de 2009
às 09:30 horas
Faculdade de Letras da UFMG
Auditório 2001
"Trata-se de um dos projetos mais originais dos últimos anos, recompensado com o Globo de Ouro e indicado ao Oscar 2009 de melhor filme estrangeiro. Escolado especialista no cinema-verdade, o israelense Ari Folman faz aqui um documentário em animação. Isso mesmo! Como forma de exorcizar seu passado, Folman, rememora a invasão do exército israelense no Líbano em 1982 e o massacre ocorrido nos campos de refugiados palestinos Sabra e Chatila, na parte Oeste de Beirute. O genocídio, que teria feito cerca de 3?000 vítimas, entre elas mulheres e crianças, colocou de escanteio o então Primeiro Ministro de Israel, Ariel Sharon, responsabilizado por não ter impedido o ataque. Folman foi atrás de ex-combatentes para resgatar a memória -- sete dos nove depoimentos são feitos pelos próprios soldados. Para ilustrar as entrevistas e revisitar o horror da guerra, o diretor contou com formidável técnica de animação feita de cores fortes e traços expressionistas (90min)" (Miguel Barbieri Jr., Veja Online).
No site da Revista Bravo pode ser visto o primeiro capítulo da novela gráfica, a edição em quadrinhos da história tematizada no cinema por Ari Folam.
"Além de injusto, o mercado é inviável". Uma lúcida apreciação da crise da atualidade pelo velho historiador. Publicada hoje no jornal argentino Página 12.
Beatriz Sarlo percorreu as ruas do Sur e as capturou, em imagens e textos, de forma reveladora. Comentário sobre La ciudad vista, publicado hoje no Caderno ADNCultura do jornal La Nación.
Prof. Dr. Luis Alberto Brandão
(FALE/UFMG)
19 março - Sala 2000 - 14:30 hs.
FALE/UFMG
"O anjo da história deve ter esse aspecto. Seu rosto está dirigido para o passado. Onde nós vemos uma cadeia de acontecimentos, ele vê uma catástrofe única, que acumula incansavelmente ruína sobre ruína e as dispersa a nossos pés. Ele gostaria de deter-se para acordar os mortos e juntar os fragmentos." (Walter Benjamin, Teses sobre o conceito de história).
Impossível não pensar nisto agora.
Recebi esta imagem ontem, postada por Gabriella Truzzi em um grupo de amigos no Facebook. Sua autora é a artista britânica Jenny Saville...