Arquivo do blog

30.3.09

Palestra no Núcleo Walter Benjamin

clip_image002 
O diário como arte de inscrição do real no 'Diário de Moscou' de Walter Benjamin

Palestra do Prof. Dr. Márcio Seligmann-Silva
UNICAMP
Dia 03 de abril de 2009
às 09:30 horas

Faculdade de Letras da UFMG
Auditório 2001

29.3.09

Valsa com Bashir - o filme de Ari Folman.

"Trata-se de um dos projetos mais originais dos últimos anos, recompensado com o Globo de Ouro e indicado ao Oscar 2009 de melhor filme estrangeiro. Escolado especialista no cinema-verdade, o israelense Ari Folman faz aqui um documentário em animação. Isso mesmo! Como forma de exorcizar seu passado, Folman, rememora a invasão do exército israelense no Líbano em 1982 e o massacre ocorrido nos campos de refugiados palestinos Sabra e Chatila, na parte Oeste de Beirute. O genocídio, que teria feito cerca de 3?000 vítimas, entre elas mulheres e crianças, colocou de escanteio o então Primeiro Ministro de Israel, Ariel Sharon, responsabilizado por não ter impedido o ataque. Folman foi atrás de ex-combatentes para resgatar a memória -- sete dos nove depoimentos são feitos pelos próprios soldados. Para ilustrar as entrevistas e revisitar o horror da guerra, o diretor contou com formidável técnica de animação feita de cores fortes e traços expressionistas (90min)" (Miguel Barbieri Jr., Veja Online).

No site da Revista Bravo pode ser visto o primeiro capítulo da novela gráfica, a edição em quadrinhos da história tematizada no cinema por Ari Folam.

Entrevista com Eric Hobsbawn.

image

"Além de injusto, o mercado é inviável". Uma lúcida apreciação da crise da atualidade pelo velho historiador. Publicada hoje no jornal argentino Página 12.

28.3.09

A cidade vista por Beatriz Sarlo.

image

Beatriz Sarlo percorreu as ruas do Sur e as capturou, em imagens e textos, de forma reveladora. Comentário sobre La ciudad vista, publicado hoje no Caderno ADNCultura do jornal La Nación.

14.3.09

Conceitos de espaço literário.

Prof. Dr. Luis Alberto Brandão
                  (FALE/UFMG)                       
19 março - Sala 2000 - 14:30 hs.
FALE/UFMG

6.3.09

O anjo de Klee, o anjo de Benjamin.

"O anjo da história deve ter esse aspecto. Seu rosto está dirigido para o passado. Onde nós vemos uma cadeia de acontecimentos, ele vê uma catástrofe única, que acumula incansavelmente ruína sobre ruína e as dispersa a nossos pés. Ele gostaria de deter-se para acordar os mortos e juntar os fragmentos." (Walter Benjamin, Teses sobre o conceito de história).
Impossível não pensar nisto agora.

Outro Renascimento?

  Recebi esta imagem ontem, postada por Gabriella Truzzi  em um grupo de amigos no Facebook. Sua autora é a artista britânica  Jenny Saville...