Link para assistir ao filme. Altamente recomendável!
Conversas sobre as coisas que leio, ouço, vejo e quero compartilhar. Um arquivo de textos jornalísticos e críticos e imagens...fragmentos de ideias, imagens e pensamentos sobre as coisas pelas quais me interesso: arquitetura, artes, cidades, cinema, design, filosofia, fotografia, literatura, memória, moda, música... Peço que, ao mencionarem ou reproduzirem o conteúdo deste blog, deem os créditos, especialmente das fontes originais (Mário Santiago)
Arquivo do blog
3.6.22
Elsa e Fred. Excelente filme
Descoberta importantíssima da ciência
Hoje levantei da cama muito comovido com esta entrevista. Um acontecimento extraordinário da ciência brasileira, mérito dos médicos do Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre/RS. A entrevista foi ouvida no Jornal da CBN desta manhã. Altamente recomendável!
O médico Pedro Isaacsson Velho, oncologista do Hospital Moinhos de Vento, receberá o prêmio Career Development, da Sociedade Americana de Oncologia Clínica.
2.6.22
MPB4 e os cantores Kleiton & Kledir - encontro histórico!
"El pueblo" e sua representação política, segundo Freud e Sebastián Plut
Freud y la psicología de los pueblos
"Cuando Freud formula que la hipótesis filogenética permite tender un puente sobre el abismo entre psicología individual y de las masas está afirmando, por un lado, que el abismo es el negativo del pueblo y, por otro lado, que no debemos olvidar nuestro pasado, nuestros orígenes, nuestra historia, colectiva y de la especie. Con ello, evocamos el libro Ser judío de León Rozitchner. Él se pregunta sobre su pertenencia a la comunidad judía, y por qué no debía renunciar a esa identificación para ser revolucionario. Sostiene que lo que siente en común con todos los judíos es pertenecer a una comunidad que, por el mero hecho de serlo, les ha valido la persecución y la muerte" (interessante texto do psicólogo e psicanalista argentino Sebastián Plut, publicado no jornal Página 12 de hoje). Leitura recomendável! Há outros artigos muito interessantes do autor, no mesmo jornal.
1.6.22
Para não esquecer o Gabo
"Houve alguns meses muito difíceis, não faz tanto tempo, em que recordava sua esposa da vida inteira, mas achava que a mulher que estava na frente dele, garantindo que era ela, não passava de uma impostora.
“Por que essa mulher está aqui dando ordens e controlando a casa se não é nada minha?” A mãe reagia com raiva. “O que está acontecendo com você?”, perguntava com incredulidade. “Não é ele, mamãe. É a demência.” Ela me olhava como se eu tentasse enganá-la. Surpreendentemente, esse período passou, e na mente do meu pai ela recuperou o lugar que pertencia à minha mãe como sua acompanhante principal.
Quando meu irmão e eu o visitamos, ele olha longa e vagarosamente para nós, com uma curiosidade desinibida."
(Gabo y Mercedes: una despedida, edição em espanhol da Literatura Random House, 2021, lido em e-book)
Milton Gonçalves, in Memoriam
Para compreender a vida e um pouco da dramaturgia do grande ator brasileiro. Guardado aqui nas minhas gavetas há alguns anos e retirado agora para rememorar Milton Gonçalves, que partiu na última segunda-feira.
Milton Gonçalves e Tony Ramos, em memorável conversa no programa A arte do encontro, de 2018.
Outro Renascimento?
Recebi esta imagem ontem, postada por Gabriella Truzzi em um grupo de amigos no Facebook. Sua autora é a artista britânica Jenny Saville...