Conversas sobre as coisas que leio, ouço, vejo e quero compartilhar. Um arquivo de textos jornalísticos e críticos e imagens...fragmentos de ideias, imagens e pensamentos sobre as coisas pelas quais me interesso: arquitetura, artes, cidades, cinema, design, filosofia, fotografia, literatura, memória, moda, música... Peço que, ao mencionarem ou reproduzirem o conteúdo deste blog, deem os créditos, especialmente das fontes originais (Mário Santiago)
Arquivo do blog
29.1.25
Marguerite Duras - Benoît Jacquot - Écrire / Schreiben
"Assise face à la caméra, dans sa maison de Neauphle-le-Château, Marguerite Duras s'entretient avec Benoît Jacquot sur son rapport à l'écriture, à la solitude, et à cette maison de la banlieue parisienne où elle écrivit ´Le vice-consul´ et ´Le ravissement de Lol V. Stein (1993)."
Hiroshima, meu amor - Dir. Alain Resnais - Roteiro Marguerite Duras - 1959
28.1.25
Nathalie Granger, de Marguerite Duras (1972)
27.1.25
Realidade e ficção: de M. Donnadieu a M. Duras
Depois de uma intensa leitura que realizo há vários, compartilho com as pessoas que costumam navegar por aqui este interessante ensaio sobre Marguerite Duras, de autoria de Cassiana Stephan, publicado no blog Mulheres na Filosofia, da Unicamp. Me interessei muito pelo texto e pretendo citá-lo no seminário que farei sobre o livro Escrever, nesta próxima quinta-feira, no âmbito das atividades do PósLing/CEFET-MG.
Labels:
M. Duras,
Mulheres na Filosofia,
Unicamp
13.1.25
György Lukács!
Há tempos procurava uma foto dessa estátua!
Navegando por aqui eu a encontrei, há poucos dias, com um resumo da sua história, em um arquivo digital do livro de Georg Lukács "Pensamento vivido - Autobiografia em diálogo", publicado pelo Instituto Lukács (São Paulo, 2017).
Transcrevo, abaixo, um pouco da história dessa obra, que encontrei na mesma publicação:
"Estátua de Lukács localizada no parque Szent István (Santo Estêvão), às margens do Danúbio, em Budapeste, em uma região na qual milhares de judeus e outras vítimas do nazismo foram fuziladas e jogadas no rio durante a Segunda Guerra. A obra é de Imre Varga e foi colocada no parque em 1985. Em março deste ano (?) a Assembleia MunIcipal de Budapeste retirou a estátua do parque, em seu lugar será colocada uma estátua de Santo Estêvão da Hungria. A medida foi decorrente da vaga conservadora e do crescimento da extrema direita que assola o mundo".
[nada mais atual]
(Foto: István in: Ország Album).
Para ver, ler e pensar!
Assinar:
Postagens (Atom)
Marguerite Duras - Benoît Jacquot - Écrire / Schreiben
"Assise face à la caméra, dans sa maison de Neauphle-le-Château, Marguerite Duras s'entretient avec Benoît Jacquot sur son rappor...
