Arquivo do blog

26.2.08

O que Dvorak diria disto?

blog it
"La Filarmónica de Nueva York interpretó hoy los himnos de Corea del Norte y de Estados Unidos al inicio de su histórico concierto en Pyongyang, que ha llevado al país comunista a la mayor delegación estadounidense en medio siglo...Este concierto es histórico en todos los sentidos: es la primera vez que actúa en la capital del país comunista una agrupación cultural estadounidense del nivel de la Filarmónica de Nueva York, la orquesta más antigua de EEUU, y la vez que más estadounidenses juntos han pisado Corea del Norte, más de un centenar, desde 1953. Dirigida por su titular, Lorin Maazel, el programa está compuesto por el preludio del tercer acto de la ópera Lohengrin de Wagner, la novena sinfonía de Dvorak “Del nuevo mundo” y “Un americano en París” de Gershwin, y en las “propinas” se oirá “Arirang”, una canción popular coreana." Matéria publicada hoje no jornal El País.

O que há com a Helvetica?

blog it
Uma entrevista com Gary Hustwit, diretor do documentário Helvetica, no qual procura compreender por que esta fonte é dotada de tanta ubiqüidade. Em New York, ela encontrada em todos os lugares. Hustwit usa a história da fonte para contar a história do design gráfico do pós-guerra. A matéria publicada pela revista Athlantic Monthly pode ser lida através do link colocado acima da foto. Uma tradução da mesma foi publicada no caderno Mais!, do jornal Folha de São Paulo, de 24/02/2008.

24.2.08

'Design and the Elastic Mind'

blog it
Design and the Elastic Mind,” é o título da exposição aberta no último domingo no MOMA de New York. Os trabalhos mostram que, através do design, os avanços científicos da última década, pelo menos, abriram caminho para inusitados prazeres visuais, como se pode ver neste "New City", de Peter Frankfurt, Greg Lynn e Alex McDowell. A íntegra do artigo publicado hoje no The New York Times pode ser lida através do endereço acima da imagem. Belas, estranhas, intrigantes e enigmáticas imagens.

23.2.08

O homem do salto, romance de Don DeLillo.

blog it
Trecho do novo romance do escritor norte-americano Don DeLillo. Vale também ler a entrevista com o mesmo, publicada no caderno ADNCultura do jornal La Nación, de hoje.

Fascinação por Antonio Saura.

clipped from www.elpais.com
<i>Miroir du souvenir</i> (1972), de Antonio Saura
 blog it
"...sem uma visão inteligente e culta não se pode conseguir uma boa pintura (da mesma forma que) as melhores obras podem surgir da cegueira". Fragmento do pensamento de Antonio Saura, pintor espanhol falecido há dez anos, com exposição programa para o Museo Les Abattoirs, de Toulouse. Matéria sobre este assunto pode ser lida no caderno de cultura do jornal espanhol El País, de hoje.

Adeus a Alain Robbe-Grillet.

Notícia sobre os funerais do escritor francês falecido aos 85 anos no dia 18 de fevereiro. Publicada no jornal Le Monde de hoje.

19.2.08

A morte de Alain Robbe-Grillet.

Através das conexões abaixo podem ser lidas matérias publicadas em jornais de ontem e hoje sobre o escritor Alain Robbe-Grillet (falecido em 18/2/2008), que é considerado um dos nomes fundantes da corrente literária francesa conhecida como "nouveau roman".
Murió el escritor Alain Robbe-Grillet (La Nación - ADNCultura, 18/02/2008).
Murió el autor francés Robbe-Grillet (La Nación - Cultura, 19/02/2008).
El 'nouveau roman', en tinieblas (El País, 19/02/2008).
Y un huevo crudo... (El País, 19/02/2008).
La pasión de la ruptura (El País, 19/02/2008).

18.2.08

Design gráfico socialista.

Interessante descoberta acabo de fazer, no site de uma revista editada no Brasil, até aqui do meu desconhecimento. Trata-se de Aventuras na História, que possui, on-line, uma galeria virtual de fotos emblemáticas, como estas reproduções da arte cartazística socialista. Todo o album pode ser encontrado no endereço: http://historia.abril.uol.com.br/2006/galerias/gl_256086.shtml

17.2.08

A morte sem fim de Jango.

"Aquele abafado domingo, 5 de dezembro de 1976, foi exaustivo para João Belchior Marques Goulart. Ele e a mulher, Maria Thereza, saíram no início da manhã de sua fazenda, a El Rincón, em Tacuarembó, no Uruguai, com destino a outra propriedade da família, a estância La Villa, em Mercedes, na Argentina". Trecho do dossiê sobre a morte do ex-presidente do Brasil, João Goulart, recentemente publicado pela revista Aventuras na História. Detalhes esclarecedores do mistério que sempre envolveu o desaparecimento do presidente. Leitura recomendável.

16.2.08

O cinema depois do cinema.

Interessante artigo do professor e crítico argentino Jorge de la Ferla sobre o que vem sendo chamado de "pós-cinema". O fim do celulóide e o apogeu dos novos meios digitais apontam uma nova era para o cinema, a forma expressiva mais emblemática do passado século XX. Matéria publicada hoje no caderno ADNCultura, do jornal La Nación, de Buenos Aires. Nesse mesmo caderno pode ser lida uma entrevista com Claudine Eizykman, da Universidade de Paris VIII.

12.2.08

A pobreza do descarte da riqueza.

Há um interessantíssimo dossiê sobre o descarte praticado pela sociedade de consumo na 95 da revista mensal eletrônica de jornalismo científico ComCiência (no. 95). Merecem especial atenção os textos assinados por Carlos Vogt e pelo escritor Moacyr Scliar.

"Esquecer em tempos de tecla ´save´".

Na era da informação em tempo real, por que temos tanto medo de não lembrar? Conexão para interessante ensaio da professora Maria Cristina Franco Ferraz, professora titular de Teoria da Comunicação da Universidade Federal Fluminense, publicado na revista eletrônica Trópico, em 07/02/ 2008.

11.2.08

Designing para a complexidade do mundo.

Interessante a matéria sobre o livro do designer e crítico inglês John Thackara (In the Bubble: Designing in a Complex World, da editora The MIT Prees, 2005, inédito em português), publicada na revista Bravo! no. 126. Redesenhando mundo é o título da matéria que possibilita uma breve introdução ao pensamento crítico do autor assim como a alguns exemplares da sua prática como designer, comprometida em descobrir de que forma o design pode ultrapassar o limite da configuração de objetos fúteis ou luxuosos e dedicar-se, como coadjuvante, à construção de uma sociedade melhor. Recomendável.

O diário de guerra de Guimarães Rosa

Sob o título Palavras de guerra, a revista Bravo! no. 126, do mês de fevereiro, traz interessante matéria sobre os escritos inéditos de Guimarães Rosa. Trechos do diário que escreveu durante a 2a. Guerra Mundial, quando em função diplomática em Hamburgo, Alemanha. Há algumas passagens memoráveis, como esta: "Esta tarde (2/mar/1940), o crepúsculo foi mais rosa e mais claro"

9.2.08

Costa Gavras.

Leiam um pouco sobre o diretor grego, considerado um mestre da denúncia política através do cinema. Agora com 75 anos, dirige a Cinemateca Francesa. La Nación. ADNCultura. 09/02/2008.

A modernidade sobre rodas.

Interessante obra sobre a história cultural do automóvel, publicada hoje no caderno ADNCultura, do jornal La Nación.

Olivier Messiaen

Uma obra musical enigmática. O mundo celebra o centenário de nascimento do importante compositor francês. Esta matéria publicada hoje no caderno ADNCultura, do jornal La Nación, traz um resumo da obra musical e da biografia de Messiaen.

Outro Renascimento?

  Recebi esta imagem ontem, postada por Gabriella Truzzi  em um grupo de amigos no Facebook. Sua autora é a artista britânica  Jenny Saville...