"Mais de 37 romances publicados e traduzidos para 49 idiomas, em uma produção que atravessa todo o século 20, tornam Jorge Amado um nome fundamental da literatura brasileira. A essa prolífica obra vem se somar a história do menino nascido em Itabuna que convivia com coronéis, cordéis e prostitutas. E a do intelectual combativo, frequentador da vanguardista Academia dos Rebeldes na Salvador dos anos 1920, militante do Partido Comunista Brasileiro (pcb) entre as décadas de 1930 e 1950 e deputado responsável pela lei de não perseguição às religiões afro-brasileiras. Com a publicação de romances folhetinescos e sensuais, o autor se tornou fenômeno editorial, sucesso ampliado pelas adaptações para cinema e televisão a partir da década de 1970, e consolidou de vez sua presença no imaginário popular."
Conversas sobre as coisas que leio, ouço, vejo e quero compartilhar. Um arquivo de textos jornalísticos e críticos e imagens...fragmentos de ideias, imagens e pensamentos sobre as coisas pelas quais me interesso: arquitetura, artes, cidades, cinema, design, filosofia, fotografia, literatura, memória, moda, música... Peço que, ao mencionarem ou reproduzirem o conteúdo deste blog, deem os créditos, especialmente das fontes originais (Mário Santiago)
Arquivo do blog
20.5.21
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Outro Renascimento?
Recebi esta imagem ontem, postada por Gabriella Truzzi em um grupo de amigos no Facebook. Sua autora é a artista britânica Jenny Saville...
Nenhum comentário:
Postar um comentário