"A repórter gaúcha percorre desde a floresta Amazônica as periferias da grande São Paulo, para contar a história de gente que passa despercebida. Ao final de cada reportagem, a autora descreve como foi o processo de produção, bem como, suas experiências ao adentrar ambientes que fogem do seu cotidiano. A reportagem que abre o livro é “a floresta das parteiras”. A narrativa descreve a vida de parteiras amazonenses, também conhecidas como “pegadoras de menino”. Com períodos curtos, mas profundos, Eliane elucida como aquelas mulheres apesar de analfabetas fazem poesia com os lábios."
(Trecho da resenha de Talyta Brito para o livro O olho da rua, da jornalista e escritora e jornalista Eliane Brum. Um livro indispensável! Especialmente recomendável a "reportagem" intitulada "A floresta das parteiras".)
Conversas sobre as coisas que leio, ouço, vejo e quero compartilhar. Um arquivo de textos jornalísticos e críticos e imagens...fragmentos de ideias, imagens e pensamentos sobre as coisas pelas quais me interesso: arquitetura, artes, cidades, cinema, design, filosofia, fotografia, literatura, memória, moda, música... Peço que, ao mencionarem ou reproduzirem o conteúdo deste blog, deem os créditos, especialmente das fontes originais (Mário Santiago)
Arquivo do blog
9.12.21
Eliane Brum de olho na rua
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um belo documentário do Karim Aïnouz
Bom dia e bom Domingo! Vale também desejar um bom Setembro, que começa amanhã. Depois de quase um mês sem aparecer por aqui, volto, por um...

Nenhum comentário:
Postar um comentário