Arquivo do blog

21.2.23

Demasiadamente pós-humano - Laymert Garcia dos Santos

Lembro de ter assistido a uma interessantíssima palestra do professor Laymert Garcia dos Santos,da UNICAMP, num seminário que ocorreu nessa universidade, lá pelos idos anos 1995. Daquele dia em diante procurei acompanhar o Professor Laymert, descobrindo, a cada leitura, novos e interessantes horizontes abertos pela vasta reflexão dele, inclusive lendo belos textos de sua autoria com meus alunos da Escola de Design da UEMG.
Não por acaso, na noite passada encontrei no canal Brasil um encontro do Professor Laymert com o Gilberto Gil, o que me proporcionou uma imensa alegria.
Em julho de 2005, a revista Novos Estudos CEBRAP publicou uma entrevista com o sociólogo Laymert Garcia dos Santos em que ele comenta sobre tecnologia, biogenética e tecnociência. Aqui vai o link para essa entrevista, a meu ver, altamente recomendável:

Demasiadamente pós-humano: entrevista com Laymert Garcia dos Santos

Consumindo o futuro

"A globalização parece ser a consagração máxima do capitalismo, a sua expansão tanto no plano macro quanto no micro a níveis até então inimagináveis. Ora, desde o início da década de 70, Deleuze e Guattari já advertiam que o capitalismo vive da carência, que a falta é constitutiva do seu sistema de produção e consumo. Mas eles não estavam se referindo à carência por necessidade, que escraviza os pobres, e sim à carência no âmbito do desejo, que move o impulso do consumidor ocidental."

Texto publicado no caderno antigo caderno Mais!, do jornal Folha de São Paulo,em 27/Fev./2000. 

Reflexões de Laymert Garcia dos Santos já publicadas em diversos meios e fontes.

Ensaios publicados no jornal A Terra é Redonda.
Entre esses, há um texto publicado em outubro de 2020, ao qual dediquei especial atenção:

Perspectivas pós-coloniais do Sul Global – O caso do Brasil

 

Outras entrevistas e textos dele serão por aqui indicados, posteriormente, paulatinamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Outro Renascimento?

  Recebi esta imagem ontem, postada por Gabriella Truzzi  em um grupo de amigos no Facebook. Sua autora é a artista britânica  Jenny Saville...