Foto: Ahmed Gumaa/AssociatedPress
Que ventos, fortes ventos, são esses que sopram agora? Um alento…mas também uma incógnita.
Conversas sobre as coisas que leio, ouço, vejo e quero compartilhar. Um arquivo de textos jornalísticos e críticos e imagens...fragmentos de ideias, imagens e pensamentos sobre as coisas pelas quais me interesso: arquitetura, artes, cidades, cinema, design, filosofia, fotografia, literatura, memória, moda, música... Peço que, ao mencionarem ou reproduzirem o conteúdo deste blog, deem os créditos, especialmente das fontes originais (Mário Santiago)
Foto: Ahmed Gumaa/AssociatedPress
Que ventos, fortes ventos, são esses que sopram agora? Um alento…mas também uma incógnita.
Informações sobre a exposição do jornalista e fotógrafo espanhol Gervasio Sánchez, em matéria publicada hoje pelo jornal El País.
Interessantíssima a proposição do artista plástico norteamericano Chris Burden para a circulação de veículos e pessoas no futuro, quando as cidades do mundo estarão ainda mais insuportavelmente intransitáveis. Ver também a matéria publicada no jornal The New York Times em 19/11/2010 e a reportagem mostrada em 23/01/2011 pela TVGlobo.
Excelente o Dossiê do número 154 da revista Cult, com artigos sobre os “clássicos do pensamento social”.
Miguel Rep. Página12, 20/01/2011.
Em entrevista, o importante geógrafo inglês David Harvey explica a crise da cidade contemporânea como uma forma também crítica do sistema capitalista. Página 12. 19 Jan. 2011
“No es posible pensar este último curso de (Michel) Foucault como la conclusión apretada y sintética de su pensamiento filosófico. Sus ideas no se condensan en un solo frasco teórico y los efectos de su obra son más expansivos que unificadores. Sus desplazamientos temáticos son un signo de esta polífonía que es Foucault, de su necesidad de incomodidad para pensar, de su ritmo sostenido y de su coraje para hacer filosofía.” Trecho do artigo de Gustavo Varela, publicado em 10/01/2011 na Revista Ñ do jornal Clarin.
Recebi esta imagem ontem, postada por Gabriella Truzzi em um grupo de amigos no Facebook. Sua autora é a artista britânica Jenny Saville...