Arquivo do blog

15.3.11

Painel no. 1 – Ética e design.

Após a realização de um seminário sobre o tema "Ética e design", nesta manhã, os alunos do sétimo período do Curso de Design Gráfico da Escola de Design da UEMG prepararam comentários a partir da questão que lhes foi formulada, "Por que fazer design?" , inspirada no título de um texto de Victor Papanek, What to design and why. Aguardo a publicação desses comentários, na expectativa de que isto possa ampliar a discussão sobre o assunto.

15 comentários:

  1. A comunicação sempre foi um dos maiores desafios propostos ao homem. Manifestando-se em diversos canais e formatos, a busca pela sua clareza e aperfeiçoamento é contínua e, eventualmente, propõe novos obstáculos. Nesse contexto, um dos grandes papéis do design é superar essas barreiras, solucionando demandas comunicativas e aprimorando o funcionamento dos fluxos de interação social. Fazer design é também promover canais de diálogo, empenhando-se na otimização das suas ferramentas para concretizar resultados cada vez mais efetivos. Em outras palavras, cabe ao designer ser fluente em diversas expressões culturais e tranformá-las e adequá-las de forma que, para o consumidor final, elas sejam entregues em perfeito uníssono.


    Deborah Grandinetti - DG 7º período - Manhã

    ResponderExcluir
  2. Não acredito em uma causa nobre que defina meu motivo para escolher estudar design. Tenho pretensões em realizar trabalhos que causem pouco impacto ambiental ou mesmo conscientizar pessoas do ramo a utilizar as mesmas práticas em seus projetos, porém não creio que eu seria capaz de realizar algo grandioso para mudar o rumo de como as coisas andam.

    Acredito sim, que tenho a responsabilidade de ajudar a sociedade, porém em níveis bem menores de percepção. Ao definir o melhor caminho e as melhores alternativas para desenvolver a opção comunicativa que melhor atende uma determinada finalidade, e que muitas vezes passa despercebida, é o que tenho convicção de ter como fator de importância na escolha de por qual motivo escolhi fazer design.

    Pedro Ivo Hudson - DG 7º período - Manhã

    ResponderExcluir
  3. Por que fazer design?

    O design é um conjunto de ferramentas e metodologias que, se usadas da corma correta, têm a capacidade de confrontar problemas e resolvê-los com êxito.
    Através de uma série de inspirações e percepções próprias de um designer, aliado a uma metodologia horizontal, focada principalmente no usuário, e agregando disciplinas de outras áreas do conhecimento, o design ajuda empresas, pessoas e marcas a desenvolverem serviços e/ou produtos que sejam, de alguma maneira, inovadores, seja na forma, na utilização, no processo ou na escolha de materiais. Assim são produzidos produtos com maior valor agregado e que melhoram a qualidade de vida.

    ResponderExcluir
  4. Uma das principais funções do design seria a de aproximar o usuário de algum conteúdo ou produto. Busca-se atingir o máximo de eficácia nessa aproximação, para isso são utilizados fundamentos estudados no campo do design provenientes de estudos matemáticos, humanos, compositivos etc. Com esses fundamentos, o designer gera alternativas para solucionar problemas, de maneira que se pensa em todo o ciclo daquela resolução: seu início, quais principio que utilizará de acordo com o seu público alvo; a atuação da resolução, como irá atingir o público alvo; e a pós vida daquela solução, o impacto físico e psicológico daquela ação e qual a sua duração.

    Catharina Bentos 7DG Manhã

    ResponderExcluir
  5. Caio Vinícius - 7ºDG Manhã3/18/2011

    Dentro de uma perpectiva de aumento da comunicação em massa tentando se negar como massificada, existe a necessidade de se entender melhor o que vem a ser comunicação. Muito mais que a simples transmissão de uma mensagem de um emissor a um receptor, trata-se de um grande espectro de intenções sobre diversas plataformas. Uma dessas plataformas será o design quando for devidamente consolidado. "Será" porque ainda não há um reconhecimento da maior parte da sociedade, que não vê o papel fundamental exercido pelo designer no controle e viabilização da informação. Sem a excelência deste profissional estaríamos há algum tempo estagnados na história, lembrando que a sistematização criada por Gutemberg foi responsável por grandes descobertas da semana passada. Pode-se associar a prensa a um projeto de design por um simples conceito, o de facilitador das comunicações e interações da sociedade, e é disso que se trata o design.

    ResponderExcluir
  6. Rebeca Medeiros3/18/2011

    Design, independente da área de atuação específica (gráfico, produto, ambientes, moda, etc) trata de projeto, de planejamento, modo de proceder, logo a importância que se pode inferir da prática do Design é a real necessidade de se criar produtos e oferecer serviços com embasamento técnico, e que ao mesmo tempo apresentem conceitos formais e uma estrutura - física ou intelectual - bem definida. Diferentemente do que a maior parte das pessoas entende por Design, essa atividade não trabalha apenas com estética, mas a utiliza como ferramenta para auxiliar no exercício da projetação. Design é uma atividade que, se bem entendida e exercida, poderá garantir um futuro promissor para o estabelecimento de uma comunicação mais ampla e eficiente.

    Rebeca Medeiros - DG 7º período - Manhã

    ResponderExcluir
  7. Érica Maldonado3/18/2011

    Cada área do design traz consigo sua importância e principais funções. Uma empresa que busca uma nova marca e toda a identidade visual referente a ela está em busca de maior reconhecimento a respeito de sua atuação no mercado, bem como a segurança de que seus padrões e ideais serão seguidos a partir da leitura e entendimento de seu manual. Esta é uma das funções do designer que, a partir de pesquisas, referências e toda a fundamentação teórica, consegue expressar gráfica e/ou fisicamente as soluções para os problemas de seus clientes. Não é apenas uma realização plena dos desejos de tais clientes, e sim a busca por soluções adequadas para cada demanda e público alvo. O “fazer design” baseia-se nisso, em comunicar de maneira eficiente a mensagem, levando-a para seu receptor e garantindo que seja bem entendida.

    Érica Maldonado / DG – 7º período / M

    ResponderExcluir
  8. Ser designer nos dias de hoje, não está restringido a dominar uma linguagem visual, não se trata apenas da atividade técnica em si, mas é acima de tudo, de forma criativa e lógica, solucionar problemas, motivado por critérios. Mais do que apenas solucionar, ser designer é criar problemas, no sentido de questioná-los, estabelecer uma conexão com o que está vigente e o que é novo.
    Acredito na profissão como verdadeira formadora de opinião, com entendimento ativa na formulação e criação de novas idéias, novas formas de pensamento, construtora e contribuidora de conhecimento significativo para a sociedade.

    Andréia Regina Mello - DG 7º período - Manhã

    ResponderExcluir
  9. Por que fazer Design?

    Talvez o design seja uma forma de condensar todos os valores materiais e imateriais que prezo. Sempre me considerei um apaixonado pela informação, comprando, trocando, ouvindo, lendo e presenciando conteúdos. O design tem me proporcionado formas de trabalhar o que já conhecia e conhecer o que irei trabalhar, é a maneira mais simples de estar presente nos mais variados universos e condicionar a terceiros uma troca, uma distribuição de conhecimento e um enriquecimento pessoal e profissional.

    Rodrigo Ferraz . 7º p. DG M

    ResponderExcluir
  10. Design

    Design está relacionado à criação e desenvolvimento de projetos tendo como objetivo solucionar problemas referentes à comunicação. Não se trata, simplesmente, de criar algo que possua apenas um valor estético. A sociedade já está saturada de elementos, sejam eles objetos ou peças gráficas, cuja beleza enche os olhos, todavia não alcançam o verdadeiro sentido pelo qual foram concebidos. Assim, através de suas habilidades, profissional e criativa, o designer tem a oportunidade de configurar projetos que atendam as necessidades dos usuários e, conseqüentemente, contribuir para que a transmissão da informação aconteça de forma eficiente e satisfatória.

    Josiane Vertelo – DG – 7º Período - Manhã

    ResponderExcluir
  11. Vejo que o design é a forma de desenvolver uma comunicação de maneira eficaz e bem estruturada. Não apenas a preocupação com a estética de uma peça, mas também considerar a sua função. Com essas duas vertentes conciliadas o designer tem as ferramentas cabíveis para o desenvolvimento de peças que sejam capazes de emocionarem e informar o público de forma eficiente. Uma pratica que é na minha concepção bastante desafiadora e intrigante.

    Diego Assis - DG 7º Período - Manhã

    ResponderExcluir
  12. O fazer design implica em desenvolver um sentido, na maioria das vezes estético, para algo. Este algo pode ser entendido como sendo um produto ou, até mesmo, uma idéia, que tem o seu sentido e função amplificados pelo design. Desta forma ele interfere na compreensão e na utilização de tudo que o tem aplicado, o que torna a presença do design extremamente importante tanto no âmbito manual, quanto no virtual. É esta importância no meio social e empresarial que faz com que o ato de fazer design responda por si mesmo a sua necessidade.

    Iara D'Ávila Zorzal - 7º DG, Manhã

    ResponderExcluir
  13. Alexandre Souza3/20/2011

    Desde muito tempo eu já reparava como as coisas vinham sendo melhores apresentadas, propagandas de TV, produtos e suas embalagens, com visual mais claro e objetivo. E foi aí que percebi também as mudanças de acordo com o avançar dos anos , das décadas. Jogos de Atari nos anos 80, Master system nos anos 90, play station em 2000.
    Na década de 90 nos foi apresentado um turbilhão de novas cores e formas, para todas as classes, criando um mundo visual mais agradável com as campanhas da Fanta, construção de shoppings Centers mais acessíveis as classes menos favorecidas, assim, o mundo das marcas, apelos visuais e de comportamento se abriu criando uma forma forma diferente de apresentação, atenuada com a revolução visual e televisiva trazida pela MTV aos nossos olhos e ouvidos.
    Logo me identifiquei com todo esse novo processo de construir sentido, de mudança de comportamento através da apresentação mais limpa, clara e objetiva. Foi aí que escolhi seguir a área do design gráfico, para ser um codificador sendo que já era um decodificador dessa linguagem, e penso ser esse modo da construção de sentido que faz todos os designers quererem fazer design.





    Alexandre Souza
    DG manhã - 2011 – 7º Periodo

    ResponderExcluir
  14. Isabella Villani3/22/2011

    O design surge da necessidade de solução de um "problema", para a transmissão de um discurso ou informações, sejam elas através de diagramações, de textos, imagens, formas ou até mesmo por cores. Cabe ao designer desenvolver a maneira mais adequada e funcional de transmissão, sendo ela compatível com a necessidade da demanda. O profissiona designer é capaz de reunir todas as informações que devem ser passadas, pesquisar para quem elas estão destinadas, agregar valores estéticos e/ou emocionais dentro de um contexto social e cultural ao qual esta "mensagem" será passada. Desta maneira ele gera para si a possibilidade de avaliar e encontrar a melhor maneira e meio para que esta mensagem possa ser transmitida.

    Isabella Villani
    DG Manhã 7º Periodo

    ResponderExcluir
  15. Amanda Moura3/27/2011

    O design tem como função primordial encontrar soluções para os problemas e necessidades da sociedade; tais soluções devem visar sempre a usabilidade e a funcionalidade do projeto. A necessidade da existência do profissional que encontre soluções adequadas se faz presente, ao menos conceitualmente, há centenas de anos. Porém, atualmente, em uma sociedade com altíssima produção de informação e conteúdo, assim como uma facilidade cada vez maior de acesso ao mesmo, se faz necessário a dedicação de profissionais capacitados a organizar toda essa produção de forma a adequá-la ao usuário.

    Amanda Moura
    DG manhã 7º Periodo

    ResponderExcluir

Ricardo Piglia - Bibliografia completa

Referência para interessantíssimo portal que contém arquivada a bibliografia do escritor argentino Ricardo Piglia.