Os cadernos-diários de Anita Malfatti - Roberta Paredes Valin
"Este trabalho tem por objetivo analisar os cadernos de desenho da artista brasileira
Anita Malfatti que remetem à sua estadia em Paris, entre 1923 e 1928, pelo Pensionato
Artístico de São Paulo, todos salvaguardados pelo Instituto de Estudos Brasileiros da
Universidade de São Paulo. A partir do mergulho nas muitas páginas desenhadas do
universo íntimo da criação da artista, outros objetivos puderam ser alcançados.
Primeiramente, a pesquisa retomou o debate acerca dos rumos da produção de Anita
Malfatti pós 1917, compreendendo esse período como uma espécie de laboratório
experimental sob a luz de um “particular Retorno à Ordem”, que antecede o que faria
anos mais tarde em Paris. Em seguida, a pesquisa buscou reconstruir a trajetória da
artista na capital francesa, recuperando sua passagem pelas academias e ateliês de arte,
percurso esse fundamental para compreender sua produção pictórica no período em
questão. Não obstante, uma análise mais aprofundada, no que aqui definimos como
seus cadernos-diários da criação, possibilitou compreender suas principais obras,
especificamente, A Mulher do Pará, La rentreé, Puritas e Ressurreição de Lázaro, a
partir do diálogo com os esboços das próprias neles presentes. No que concerne à tela
Ressurreição de Lázaro, a pesquisa reconstruiu seu trajeto de criação através da
articulação de uma documentação de cunho pessoal, não só os cadernos de desenho,
objeto de estudo desse trabalho, como sua correspondência com o escritor Mário de
Andrade, e uma série de fotografias de pinturas célebres italianas tiradas pela própria
artista, importantes referências do Trecento e Quattrocento italianos para o seu trabalho
em Paris. Essa obra, contudo, por ser vista como obra-tese para o final do estágio, ganha
um espaço importante nesse trabalho, uma vez que é definida como seu grande projeto
pictórico, cujo início se dá ainda no primeiro ano em que a artista por lá esteve e sua
finalização no mesmo ano de seu retorno ao Brasil. Deste modo, trata-se de uma
pesquisa que busca compreender as obras da década de 1920 da artista à luz do seu
processo de criação, cujos registros testemunham o percurso complexo do vir a ser das
pinturas em que a artista dialoga conscientemente com a vanguarda e a tradição. " (Resumo da dissertação de mestrado de autoria de Roberta Paredes Valin).
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