Arquivo do blog

16.3.11

Painel no. 3 - “A linguagem das coisas”.

Neste painel poderão ser lidos os comentários dos alunos do primeiro período dos cursos de Design Gráfico e Design de Produto da Escola de Design da UEMG ao primeiro capítulo (“Linguagem”) do livro A linguagem das coisas, de Deyan Sudjic, que foi  lido e discutido neste início de semestre. Esta fase do programa foi concluída com a exibição da entrevista do autor ao programa Milênio, da emissora de TV Globonews.

96 comentários:

  1. Thiago Viana3/16/2011

    "Através da passagem do tempo o homem desenvolveu uma característica de cada vez mais apreciar, não somente a utilidade dos objetos, mas também a beleza das formas contida nos mesmos.
    Esse fato se desenvolveu, e hoje é conhecido como Design. Design esse que, nas lojas nos seduz e nos leva a comprar - o que muitos especialistas no assunto consideram como uma "armadilha" que contribui para o consumismo.
    O Design em sí é capaz de gerar soluções e alternativas, penetrar nos sentimentos e emoções do usuário, ou pode se tornar algo inútil que não será utilizado. É uma ferramenta movida pela criatividade".

    Thiago Silva Viana/Design de Produto - Manhã

    ResponderExcluir
  2. Clara Vasconcellos/ Design de Produto - 1º período/ Manhã3/16/2011

    A função do design é transformar e criar objetos que sejam atraentes para as pessoas, que não se limitem apenas a serem utilizados, mas consumidos. O design cuida da aparência, do que é “externo” no objeto. Muitas vezes, ele serve como forma de manipulação, mudando a forma de enxergar um produto, a percepção que temos dele, através, quase sempre, da criatividade do designer. Explorar a forma, a textura, a cor e a imagem de um objeto também faz parte do papel do design. “Os objetos são o que usamos para nos definir, para sinalizar quem somos, e o que não somos (...) e o design passou a ser a linguagem com que se molda esses objetos e confecciona as mensagens que eles carregam.”

    ResponderExcluir
  3. Guilherme Jorge Arantes Porto / 1° Período / Design Gráfico Manhã3/16/2011

    A dimensão tomada pela sociedade de consumo fez com que o nível de competição das empresas se elevasse tanto que a simples utilidade primária dos produtos não é mais suficiente para garantir a compra e a preferência. O design tem o papel, portanto, de acrescentar valores não-palpáveis, não só a objetos, mas também a eventos, serviços, empresas e etc.
    O design serve para criar diferenciais através do entendimento das relações humanas com o meio, o produto, as cores e tudo mais que pode ser visto, promovendo um destaque particular.

    ResponderExcluir
  4. Eduardo Esteves Guarda - Design Gráfico Manhã - 1º período3/17/2011

    O design serve para incrementar os meios de consumo na atividade publicitária?Serve apenas para deixar tal coisa mais bonita?
    O deisgn visa projetar meios práticos,sustentáveis,simples e eficientes para facilitar a vida da população,porém,é em muitas vezes utilizado maliciosamente em propagandas publicitárias."É a arte representada com funcionalidade",como diz Sudjic.Sempre se atualizando e inovando para poder satisfazer as necessidades existentes na sociedade.
    O design pode então assumir o fardo de facilitar a vida das pessoas,gerando até mesmo laços emocionais com efifiência,funcionalidade,confortabilidade e bom visual!

    ResponderExcluir
  5. Túlio Barnabé - Design de Produto - manhã3/17/2011

    O design contemporâneo tornou-se uma espécie de fusão entre o útil e o belo. Ao mesmo tempo em que deixa o objeto mais prático e moderno a beleza ainda é essencial, pois é esta que primeiramente conquistará o consumidor. Porém aliar a praticidade aos objetos fez com que estes cada vez mais se tornassem descartáveis, devido ao inexplicável desejo do ser humano em possuir o novo.
    O design serve para tornar a vida mais fácil, deixa-la mais prática, entretanto cabe ainda ao designer agregar características que definirão o produto, cabe a ele dar vida ao ser, ainda, inanimado.

    ResponderExcluir
  6. Letícia Lopes Santos3/17/2011

    O design pode atender a dois tipos de função: a função prática, que objetiva vender objetos por meio da sedução do comprador através da forma, cor e/ou funcionalidade, mais voltada para o âmbito comercial; e a função emocional, onde o que é produzido para a venda reflete a identificação com a personalidade dos consumidores, promovendo a compra não mais apenas por necessidade, mas muito mais vinculada ao apelo sedutor por si só. Como "somos programados para procurar coisas novas o tempo todo", quando essas funções independentes são, ao mesmo tempo, correlacionadas, exercem o fascínio almejado por designers para uma receita de sucesso. E o prestígio pessoal (e social) associado à posse de um objeto está estreitamente vinculado à função do design na atualidade - que confere muitas vezes um glamour a objetos simples, tornando-os caros, e que associado a mentalidade cultural vigente, torna o "ter" mais importante que o "ser".

    Letícia Lopes Santos/Design Gráfico - Manhã.

    ResponderExcluir
  7. Fernanda D'Alessandro/1° período - Design de Produto Manhã3/17/2011

    O termo design passou a ser disseminado na Grã-Bretanha no período pós segunda guerra mundial e logo foi “associado na mente de muitos à escassez, à privação e à imposição condescendente do bom gosto de uma elite privilegiada a sues inferiores sociais” (pag. 26). Continua tendo como inevitável conseqüência a exclusão social, pois aqueles que não podem adquirir determinados bens são automaticamente inferiorizados. No entanto, o objetivo real do design é a intermediação entre as necessidades e desejos dos produtores e consumidores. É utilizado também como ferramenta competitiva, tendo em vista que as pessoas buscam objetos funcionais e que simbolizem quem elas são. É justamente pela capacidade de comunicação e de assumir papel de insígnia que o design adquiriu tamanha importância na sociedade contemporânea.

    ResponderExcluir
  8. Carolina Balbino - Design de Produtos/ manhã3/17/2011

    O design, em seu princípio mais simples, busca a união entre as formas atraentes e funcionais de um produto, a fim deste servir bem ao homem. Como mencionou Deyan Sudjic em entrevista à Rede Globo, ''o bom designer sabe de nossa relação emocional com os objetos'' e faz disso uma arma, para seduzir-nos a adquirir algo transformado , antes aparentemente inútil , mas que agora é de extrema precisão. O design aguça nossa necessidade de compra, criando funções diferentes a objetos conhecidos ou mesmo criando novos.

    ResponderExcluir
  9. João Cezar Oliveira / 1° Periodo Design Gráfico Manhã3/17/2011

    O design está espalhado pelo mundo nas mais diversas maneiras, algumas vezes de forma evidente e em outras muitas passam despercebidamente para olhos não treinados. O principal objetivo do design é gerar soluções para problemas que envolvam o mundo visual, todavia esta atividade é extremamente ampla e abrange também, segundo Deyan Sudjic, funções emocionais além das práticas. Sendo assim, o design é utilizado para demonstrar poder e valorizar objetos inicialmente baratos ao ponto de torná-los caros. Ainda nesse aspecto, o design exerce seu caráter emocional a medida que transfigura objetos de necessidade para explorar o desejo das pessoas afim de seduzi-las à compra. Porém é preciso cuidado para que os bens que serão consumidos não se tornem apenas belos objetos sem função com data marcada para virar lixo.

    ResponderExcluir
  10. Sofia Coeli de Oliveira / 1º Período, Design Gráfico Manhã.

    O design sugere importâncias distintas para objetos, assim como para as pessoas do mercado consumidor e o mundo comercial. Ter um objeto novo e com a aparência inovadora ou mesmo bonita, aumenta o ego do consumidor e os objetos passam a ser desejados, quanto mais novos e mais visados forem. Unindo a funcionalidade, a beleza e a distinção entre os demais objetos, o design passa a ter valores que vão além do monetário. Produtos passam de funcionais simples, para membros almejados. O design serve para valorizar objetos, transformando-os em queridos e necessários amigos, bem trabalhados, estudados, úteis não só pela beleza mas principalmente por essa, dando aos consumidores o sentimento de exclusividade e alto valor.

    ResponderExcluir
  11. Cristian Antonio Brum Vinatea 1º período de design de produto manhã3/17/2011

    O design serve não somente para inovar e mostrar faces de uma cultura,mas também para iludir os nossos olhos e mentes para que os objetos pareçam atrativos,tecnológicos ou curiosos. Em qualquer tipo de produto as linhas fluídas e precisas são lidas por nós como um produto sinônimo de luxo,util e belo. Por exemplo, as Ferraris não seriam vendidas se o caro processo de produção semi-artesanal dos modelos não as dessem uma beleza gráfica impecável. Quanto ao ramo da arquitetura, o design é um dos itens incluídos na projeçâo de um edifício. Niemeyer colocou inovaçâo em Brasília pois era a representação arquitetônica de modernidade que Juscelino queria para o Brasil político e social. Uma ideia semelhante foi usada para a construção da cidade admnistrativa em Belo Horizonte, misturando design e engenharia complexa para demonstrar modernidade e novo futuro para o Estado. Portanto, o designar algo, como a própria expressão diz, coloca os nossos ideais e valores dentro de produtos que parecem sem vida e sem significados, como uma simples caneta BIC, por exemplo, até um mais impossível prédio suspenso que compõe a moderna cidade admnistrativa

    ResponderExcluir
  12. Paulo Maia / 1° Período - Design de Produto Manhã3/17/2011

    O Design é a ciência, que modifica a aparência dos objetos, tornando-os peças atraentes e facilitando suas vendas.
    A maioria dos objetos tem a função de nos seduzir, assim compramos objetos desnecessários. Estamos inseridos em uma sociedade consumista, onde os objetos que possuímos traduzem nossa posição na "hierarquia" social. Possuímos obejetos para exibi-los.
    A grande parte dos produtos atuais possui uma vida curta, são os típicos produtos de moda, duram alguns anos ou meses,ficam ultrapassados, aí acabamos por comprar outros para substituí-los.
    Existem designers que criam prdutos "engraçadinhos", outros criam objetos para durarem, porém esses objetos acabam tendo uma vida curta.
    O Design é uma esfera complexa, no mundo do consumo. Objetos são criados levando-se em conta o tipo de usuário, sua função, o objeto deve se comunicar com o usuário.

    ResponderExcluir
  13. Alelí Reis Tello / 1º Período / Design Gráfico – Manhã3/17/2011

    A função do design está entre a definição de identidades e a promoção do consumo. Assim, o design pode ser considerado um serviço público, que cria objetos e imagens capazes de exercer a comunicação, por meio de símbolos e de outros recursos visuais. Além da função ideológica, o design tem uma função prática: seus produtos têm demanda e finalidade específicas. Nesse sentido, como o design está inserido numa realidade capitalista, também está envolvido nos mecanismos de sedução e marketing. O design, portanto, como afirma Deyan Sudjic em sua obra A Linguagem das Coisas, “é a linguagem que uma sociedade usa para criar objetos que reflitam seus objetivos e seus valores” (SUDJIC, 2010, p. 49).

    ResponderExcluir
  14. Ana Luiza DP manhã3/17/2011

    Atualmente o design encontra-se inerente a todos os objetos, e é ele o responsável pela febre de consumo de tudo o que é novo, tem estilo e é diferente. Essa é a função do design, carregar em si formas tão atraentes que nos faz desejar seus produtos cada vez mais. Não possuímos um objeto especifico para cada necessidade, mas sim vários que desempenham a mesma. Hoje celulares, antes utilizados apenas para realizar chamadas, têm câmera, calculadora, jogos, navegadores de internet e aplicativos de última geração. Isso faz com que nos tornemos cada vez mais seduzidos pela praticidade, à primeira vista, de tantas funções. Porém, tanta sedução acaba ao percebermos o primeiro defeito, que aparece em questões de meses, e então o desejo de possuir o último lançamento é maior do que o de reparar o defeito.

    Ana Luiza Dias - DP manhã

    ResponderExcluir
  15. Yuri Souza Alves de Oliveira /1°Periodo Design de Produto Manhã3/17/2011

    O Design tem como função modificar, criar e transformar os produtos e artigos em geral, com o propósito de nos gerar comodidade, conforto e inserir nos espaço certo ar de sofisticação. Além disto, busca através de sua criação comunicar-se com o mundo passando à sociedade uma determinada mensagem em cada produto criado, expondo suas idéia e pensamentos a respeito do que ocorre no mesmo. Suas criações refletem sua critica. Hoje os designes se tornaram mais do que criadores e sim comunicadores através de sua criações,buscando impor seu ponto de vista sobre estas.

    ResponderExcluir
  16. Carolina Otoni3/17/2011

    O design pode desempenhar diversas funções, está nas mãos de quem cria e de quem o consome. Pode ser a junção de beleza e utilidade, praticidade e conforto. Pode atrair pelo significado, pela cor ou textura. Pode ser a solução de problemas ou a criação de muitos deles. Pode ser um marco e representar uma época, uma geração, um nome. Pode fazer vender mais. Se somos uma sociedade de consumo e vivemos em busca do 'novo' o design estará presente, em muitos lugares e de várias formas.

    Carolina Nunes Camargos Otoni - Design de Produto Manhã.

    ResponderExcluir
  17. Sabrina Lapertosa - Design de Produto - 1º período/ Manhã3/17/2011

    A partir da leitura de trechos do livro "A linguagem das coisas" de Deyan Sudjic e da análise da entrevista com o autor, podemos dizer que o design serve como uma ferramenta para tornar um objeto mais viável ou até mesmo mais atraente. O design estuda os objetos e suas funções de maneira a melhorar o que for possível, conferindo-lhes aspectos estéticos para que sejam atraentes a um consumidor. Dessa forma, ao design, podemos identificar dois tipos de funções: a função emocional, projetar objetos que irão desencadear reações nas pessoas e a função prática, de aprimorar a funcionalidade desses produtos.

    ResponderExcluir
  18. Luiza Fujii / 1º Periodo - Design Gráfico Manhã3/17/2011

    O mundo está cercado de objetos,maioria envolvidos por meio do consumo. O design não tem como objetivo de fazer a pessoa comprar o objeto, e sim torná-lo visualmente agradavél
    que, somado à utilidade, acaba levando ao acontecimento de tal ato. Diferente do artista, o designer não possui um aspecto livre de criação, este tem que estar relacionado com a
    funcionalidade, que acaba sendo levado para o lado comercial. Mas também, não é visto somente na área capitalista, ele vem para facilitar a comunicação visual entre o homem e o meio em que ele vive, resolvendo os problemas existentes, tornando-os mais simples e eficientes.

    ResponderExcluir
  19. Mariana Loschi / 1º Periodo - Design Gráfico, manhã3/18/2011

    Consumidores procuram nos produtos aquilo que sacie suas necessidades, que podem ser tanto práticas, como um relógio para mostrar as horas, quanto emocional, como o mesmo relógio, porém que demonstre certo "status" social por sua imagem ou valor. O papel do design é procurar uma solução para ambos os problemas em um só produto, tornando-o útil, prótico e ao mesmo tempo agradável visualmente. O sesign faz com que procurem seu resultado por sua utilidade e o desejem pela identidade que tranpassa.

    ResponderExcluir
  20. Guilherme Aguiar/1° período - Design de Produto Manhã3/18/2011

    O design é um instrumento do capitalismo, ele aspira nos seduzir, nos definir, nos pressionar e nos completar.
    Substituindo o artesanato, manual e demorado, de antigamente, o design veio de forma rápida e em massa. A beleza das peças e as tendências da sociedade nos seduzem e nos pressionam para estarmos atualizados ao mercado. Compramos o desejo e não a necessidade, na maioria das vezes, más isso nos completa, nos faz sentir bem.
    São os produtos que compramos que nos definem, como Sudjic que adquiriu um notebook preto por ter um aspecto de seriedade, e essa relação perdura desde a época do artesanato, o velho design.

    ResponderExcluir
  21. Camila Leão3/18/2011

    A real função do design é unir funcionalidade e beleza.
    O crescente consumismo que assola a sociedade, porém, fez com que padrões estéticos fossem muito mais procurados e valorizados em detrimento da durabilidade de um determinado objeto.
    Portanto, o grande fardo do design passou a ser, mais do que nunca, seduzir consumidores a ponto de manipular suas escolhas através da exploração e aplicação de inúmeras cores, formas e texturas, as quais irão dar destaque aos novos produtos a serem criados, fazendo com que os mesmos passem a gerar um significativo interesse do mercado consumidor.

    Camila Leão - 1º Design de Produto/manhã

    ResponderExcluir
  22. Julia Teles/DP/manhã3/18/2011

    A função do designer vai muito além de fatores comerciais como o consumismo e a beleza dos objetos.Projetar é nortear diversos outros universos como o da necessidade e/ou essência humanas.O bom designer possue nas mãos tanto uma "silenciosa" arma contra a humanidade (o mundo do supérfluo) quanto a chave para a solução de um problema (o criar com responsabilidade).

    ResponderExcluir
  23. João Bastos - 1° período Design Gráfico Manhã3/18/2011

    O Design é uma forma de expressão que não apenas transmite uma idéia e/ou estética mas também há uma funcionalidade prática por trás dos trabalhos, que muitas vezes é o principal objetivo dos criadores. No mundo de hoje, o consumo é algo que, de uma forma ou de outra, faz parte da vida de todos os indivíduos. E nesse ciclo, os produtos a serem comprados competem entre si na tentativa de atrair o consumidor. É esse o papel do designer, descobrir e criar formas inteligentes e criativas de representar seu produto com o objetivo de atrair os olhares e fazê-lo satisfatório e funcional aos consumidores.

    ResponderExcluir
  24. Na atualk sociedade onde vivemos , somos julgados e definidos pelo o que temos e não pelo o que somos. O bom designer, que intende isso , sabe que seu trabalho e sua profissão dependem da venda de produtos que provoquem um impacto nos consumidores à ponto de deixa-los tão "hipnotizados" que façam com que eles compre somente por comprar , o chamado consumismo exacerbado. Além disso, o design feito nos produtos tem a função de nos atrair, fazer pensar , comparar , decidir e comprar. Sendo que o designer está programado para inovar, criando e recriando coisas novas à todo momento , para que este ciclo de consumo e de produção nao pare.

    Vinicius Teixeira Passos 1° Semestre/Design de Produto/Manhã

    ResponderExcluir
  25. Numa sociedade em que se valoriza o consumismo, há uma grande demanda de produtos diferenciados. O trabalho do designer é entender as necessidades emocionais e práticas do consumidor e intermediar a relação entre estes e os centros produtores.O trecho a seguir do livro "A linguagem das coisas" de Deyan Sudjic representa de forma interessante a função do design em nossa sociedade:" O design, em todas as suas manifestações, é o DNA de uma sociedade industrial[...]É um reflexo de nossos sistemas econômicos. E revela a marca da tecnologia com que temos que trabalhar. É um tipo de linguagem, e é reflexo de valores emocionais e culturais".

    ResponderExcluir
  26. Felipe Gonçalves - 1ºperíodo / Design Gráfico

    Agrega um valor pré-determinado a um objeto de modo a criar uma identidade de acordo com sua função e público.

    Não obstante a criação de valores visuais de utilidades e identificação, o Design vive uma realidade e visão massiva de viver para a propaganda e "overconsumo".

    Ainda não é amplamente reconhecida sua capacidade de mudanças significativas no campo Sócio-Cultural. O interesse a um livro didático tendo em vista sua diagramação e ilustração pode melhorar consideravelmente os índices educacionais, também oferece fundamental apoio às campanhas de conscientização e dá a possibilidade de reduzir a poluição visual de todo o ambiente urbano dentre outras funções da alta relevância à sociedade contemporânea.

    Apesar de tamanha capacidade [e pouco reconhecida.], a função do Design é sugada pela avidez ao lucro relacionada ao sistema vigente.

    ResponderExcluir
  27. Laura Burni - 1° período Deseign Gráfico / manhã3/18/2011

    O design é entendido, hoje, como um elemento ambíguo para o comércio. Ao mesmo tempo que possibilita maior acesso aos produtos, é visto como responsável pelo impulso consumista que domina a população. Ao combinar forma, cor e tamanho e atingir uma coerência para o produto, o designer, intensionalmente, desperta o desejo do consumidor em adquirir o objeto apenas pela aparência. Assim como citou Deyan Sudjic "os bens são de duas classes: os que utilizamos, (...) e os que consumimos(...). A engenharia de consumo precisa tratar de fazer com que consumamos o tipo de produtos que agora simplesmente utilizamos". - pág. 14, parágrafo 10.
    Portanto, o designer trabalha, essencialmente, com duas funções, a emotiva e a prática. Mas, para o consumidor, fica difícil separá-las quando a vontade de comprar fala mais alto.

    ResponderExcluir
  28. Victor Vilela Guimarães - 1° Design de Produto/Manhã3/18/2011

    O design surgiu pela necessidade de atender uma parcela maior da sociedade em relação ao consumo. Antigamente um objeto era fabricado por um artesão e isso custava caro, era um mercado voltado para a elite e o design surge para criar objetos, atendendo as mesmas necessidades, mas com um valor mais baixo,mais acessível.
    Com o tempo esses valores mudaram e o design passou a ser o criador de objetos exclusivos e únicos, tornando-se objeto de consumo de uma pequena parcela da sociedade. Hoje poderíamos dizer dizer, que o papel dos designers está relacionado com esse desejo de consumo das pessoas em nossa sociedade.

    ResponderExcluir
  29. Jéssica Maria / 1º Periodo - Design Gráfico Manhã3/18/2011

    O design visa criar ou melhorar, tanto visualmente quanto na sua forma de serem utilizados, objetos já existentes. As pessoas gostam de comodidade e de aparência, nesse ponto que entra o designer; na hora de pensar o que fazer no projeto, ele pesquisa seu publico, o que ele gosta ou não, em que ele esta satisfeito, e no que precisa mudar, dessa forma ele cria ou muda um objeto, e não só no produto, nas embalagens o design também esta presente, criando-as de forma que o consumidor seja seduzido pela embalagem e pelo produto. Assim pessoas tendem a comprar não por necessidade e sim por comodidade e aparência.

    ResponderExcluir
  30. Gabriel Freitas - 1º Período Design Gráfico/ Manhã3/18/2011

    A palavra "design" é muitas vezes associada a sofisticação, modernidade e beleza visual de um produto ou imagem. Entretanto, o conceito de "design" é abordado de forma errada dessa maneira. O papel do designer é transmitir mensagens de maneira visual de forma eficiente e atrativa as percepções das pessoas. Um bom designer é capaz de conferir valor a um produto, tornar sua utilização mais fácil e intuitiva, sinalizar mensagens e conceitos de modo que o receptor da mensagem seja capaz a entender de forma rápida e eficiente. O papel do design então é a transmissão de informação de forma visual de maneira clara e eficaz.

    ResponderExcluir
  31. Aline Ribeiro | Design Gráfico - Manhã | 1º período3/18/2011

    O design surgiu da necessidade de produzir objetos, peças gráficas, roupas, espaços, dentre outros, que fossem funcionais, práticos e facilitassem o dia a dia das pessoas em vários aspectos.
    Atualmente, o design é indispensável na sociedade, sendo visto por toda parte, unindo funcionalidade e estética. Ele também desempenha papel fundamental na economia, muitas vezes, de forma agressiva, gerando desejos e mais desejos e o consumo desenfreado. Porém, se for feito seguindo sua verdadeira essência, buscará o aprimoramento, a conexão emocional sempre visando a melhor opção para as pessoas e melhorando a economia de um país.

    ResponderExcluir
  32. Ricardo Gusman, Design de Produto - Uemg, 1º Período, Manhã3/18/2011

    Tema muito discutido no mundo contemporâneo, o design se encaixou perfeitamente na sociedade consumista em que vivemos. Os produtos de hoje são feitos para terem pouca durabilidade (diferentemente dos de antigamente que serviam para a vida inteira) "forçando" a um consumo exagerado. É aí que entra o papel do designer. É ele que gera soluções criativas para que o objeto sofra esse tipo de atualização. Por outro lado, o design é importante para acompanhar as mudanças do planeta e da sociedade, atendendo às nossas necessidades, como a preservação do meio ambiente e adequando o ser humano as condições impostas pela natureza. Em fim, o design se tornou parte de nossas vidas e será cada vez mais importante daqui pra frente.

    ResponderExcluir
  33. Gabriela Lara/ 1° Período Design Gráfico Manhã3/18/2011

    O design pode significar tanto praticidade quanto consumo e está presente no nosso dia-a-dia. Seja para comprar algo, escolher, observar, comer, desejar, consumir, dirigir, entre outros.
    A função do design está ligada ao consumo. A sociedade da atualidade é movida pelos seus bens materiais e gira ao redor destes. As pessoas estão a procura de um produto novo todo dia, e o design possibilita fazer esta escolha. Ele torna o objeto mais acessível, confortável, bonito, moderno, apresentável e fácil para o consumidor.
    O design então pode proporcionar uma solução inovadora para que o produto em questão se torne apresentável, com a aprovação de seu público-alvo.

    ResponderExcluir
  34. Juliana Guimães3/18/2011

    Durante o período que compreendeu a Idade Média, o trabalho artesanal era a única forma de fabricação de bens, sendo estes peças únicas, portanto, mais caras. Com o advento da Revolução Industrial, o aumento da produção proporcionou a redução do valor financeiro dos objetos, bem como a ampliação do mercado de consumidores. Surgia, assim, a sociedade consumista e ansiosa por “novidades”. Neste sentido, os serviços do designer passaram a ser extremamente solicitados, pois este profissional possui a capacidade de transmitir, por meio da aparência dos produtos, mensagens que são direcionadas para cada tipo de consumidor, bem como explicitar as verdades e os significados de cada objeto através da forma, da textura e da cor, proporcionando satisfação ao indivíduo que adquirir um novo acessório, computador ou objetos em geral.
    Juliana Guimarães/1º período, Design Gráfico- Manhã.

    ResponderExcluir
  35. Anônimo3/18/2011

    Durante o período que compreendeu a Idade Média, o trabalho artesanal era a única forma de fabricação de bens, sendo estes peças únicas, portanto, mais caras. Com o advento da Revolução Industrial, o aumento da produção proporcionou a redução do valor financeiro dos objetos, bem como a ampliação do mercado de consumidores. Surgia, assim, a sociedade consumista e ansiosa por “novidades”. Neste sentido, os serviços do designer passaram a ser extremamente solicitados, pois este profissional possui a capacidade de transmitir, por meio da aparência dos produtos, mensagens que são direcionadas para cada tipo de consumidor, bem como explicitar as verdades e os significados de cada objeto através da forma, da textura e da cor, proporcionando satisfação ao indivíduo que adquirir um novo acessório, computador ou objetos em geral.
    Juliana Guimarães/ 1º período, Design Gráfico-Manhã

    ResponderExcluir
  36. Matheus Maciel / 1º Período Design Gráfico Manhã3/18/2011

    Atualmente, o design tem recebido grande destaque na sociedade. Muito se discute a respeito de suas funções, que vão desde promover a funcionalidade do produto, até despertar o interesse do consumidor.
    No mundo capitalista, o ter se tornou mais importante que o ser. É justamente nesse ponto que destaca-se o design. Quanto mais sofisticado, funcional e, obviamente, visualmente atrativo, mais desejado se torna o produto, aquecendo assim o mercado.
    Partindo disso, percebe-se que quem não possui os objetos que estão em alta é excluído, mostrando como o design torna-se uma poderosa arma de sedução.
    Além disso, devido à sedução exercida sobre nós pelos objeto, passamos a agregar sentimentos a eles. Outra função do design é percebida nesse momento.
    Portanto, é evidente a importância do design num mundo movido pelo capitalismo e pelo consumismo. O design é a alma do negócio.

    ResponderExcluir
  37. Mariana Dornas - Design de produto Manhã 20113/18/2011

    Em um mundo repleto de pessoas, objetos e idéias, a procura pela diferenciação é cada vez maior. O design entra nesse mundo como mecanismo para nos sentirmos únicos e especiais, o que cria uma via de mão dupla, quando é estabelecida uma relação de afeto com o objeto. E muitas vezes nos incentivam a comprar o que não precisamos, não importando sua utilidade e sim se ele nos faz sentir bem. O design faz o comum parecer especial, o barato parecer caro, refletindo o que as pessoas sentem sobre elas mesmas.

    ResponderExcluir
  38. Flavia de Paula3/18/2011

    O design tem como proposta a agregação de valores, tanto práticos quanto culturais e emocionais, aos utensílios. Assim como Deyan Sudjic, pode-se afirmar que o design é uma linguagem e expressa todo o contexto de uma sociedade, grupo social ou indivíduo. É por meio do trabalho dos designers que objetos se tornam, com um só olhar, facilmente manuseáveis ao mesmo tempo em que representam alguns traços da identidade e sensações de seus usuários. Apesar de nas ultimas décadas o design ter adquirido aspectos comerciais e ter sido acusado por muitos como uma das maneiras de incentivo do consumismo, esse não é seu real objetivo, mas sim o desenvolvimento de propostas que aliam características práticas e visualmente agradáveis.

    ResponderExcluir
  39. gustavo campos lages 1ºperiodo design produto/manha3/18/2011

    a opinião que podemos tirar do texto, das discussoes, e da entrevista, é que o design serve como "carro-chefe" da sociedade consumista em que nos encontramos.Ele é o herói e o vilão da futilidade.Esta função ambígua que ele representa vem de seus dois lados antagonicos, o de artista, e o de "ferramenta do capitalismo/ista". o lado artista tem uma aura utópica, um objetivo de produzir o objeto perfeito. Somando utilidade e futilidade, balanciando ambos para nao criar algo desnecessário. já o lado ferramenta tem o objetivo de manipular a mente do consumidor, seduzindo-o a comprar por prazer.
    Assim temos esta profissao... heroina e vilã do captalismo, mas certamente desprovida de maldade.

    ResponderExcluir
  40. Isabela Marcelino/ 1º Período - Design de Produto/ Manhã3/18/2011

    A concepção de design está intrínseca à idéia de comunicação. Um objeto representa mais que uma necessidade, ele transmite mensagens a partir de indicadores visuais, produzindo efeitos subconscientes na sociedade. A função não é de todo suprimida, mas há de fato uma distorção, de modo que o produto sempre terá um fim, contudo um fim passível de variações. O prazer de consumo, por sua vez, refere-se diretamente a uma série de fatores emocionais que são estabelecidos entre indivíduo e objeto. Há questões como status e auto-afirmação social que são preponderantes no processo de compra e há também uma cultura de urgência na busca por novidades, responsável pela cada vez mais efêmera durabilidade dos objetos produzidos. A dúvida a ser levantada é se as pessoas continuarão cultuando essa satisfação instantânea contida no ato de compra ou se o acúmulo imensurável de lixo levará, no futuro, as linhas de produção à exaustão.

    ResponderExcluir
  41. O design é uma prática utilizada para melhorar objetos, dando-lhes função prática e emocional. A partir do momento que um objeto passa a ter design,ele é valorizado perante a sociedade, que procura adquiri-lo. O objeto passa a carregar uma mensagem, seja ela de facilidade, comodidade ou de beleza, desejo. Assim, o design também é um artifício de sedução, levando ao consumo sem necessidade, ele mexe com o lado inconsciente do ser.

    Bruna França - 1º Período Design Gráfico / Manhã

    ResponderExcluir
  42. O design é tido hoje, como um artifício para vender mais ou melhor certo produto ou marca, porém essa palavra carrega um conceito muito mais amplo do que esse. Design é uma forma de conectar o indivíduo com o objeto ou imagem dentro de sua própria mente, despertando nele sentimentos, revelando traços de sua personalidade e preconceitos, e, através dessa conexão, encontrar a melhor maneira de oferecer a ele um produto. Sua função é mexer com as pessoas, atingi-las de um jeito que talvez nem percebam, para que o designer, ou seu cliente, consiga atingir sua meta. Portanto, o design e uma ferramenta de identificação das pessoas e das marcas, com o objetivo de criar uma relação entre elas que vai além da necessidade de possuir o produto vendido.

    Enise de Castro / 1º Período Design Gráfico Manhã

    ResponderExcluir
  43. Antigamente, o artesão produzia objetos que atendia ao interesse do seu consumidor. Com a Revolução Industrial e o surgimento do modelo de produção em massa, o Design surgiu para suprir a relação entre as fábricas e os consumidores.

    O papel do Design é a de projetar através de técnicas criativas objetos que atendam ao interesse de seu público-alvo. Projetar um objeto que seja ao mesmo tempo seja funcional e visualmente agradável. Objetos que trabalhe com o emocional do consumidor, influenciando a sua compra pelo desejo e e não por sua funcionalidade.

    Giovanni Rodrigues de Vasconcellos / 1º Período Design Gráfico Manhã

    ResponderExcluir
  44. Vítor L. Mosqueira/Design de Produto/ 1º P. - Manhã3/20/2011

    É difícil dizer com clareza qual a principal função do design, pois todas são importantes e variadas. Das diferentes atuações do design pode-se destacar como exemplo o uso do mesmo para promover a imagem de algo, seja produto, idéias e até pessoas, com o objetivo de elevar as vendas e a popularidade. Ainda seguindo a idéia anterior, podemos questionar sobre a diferença de preço entre um Desktop e um MAC, pois ambos podem realizar a mesma função com igual desempenho, mas o segundo ganha quanto à beleza do produto devido ao design visual mais elaborado. Apesar de não serem suas únicas funções, em suma, pode-se dizer que o design serve para deixar as coisas mais desejáveis, práticas e valorizadas.

    ResponderExcluir
  45. Lucas Amaral / Design Gráfico - 1° Período Manhã3/20/2011

    Para que serve o Design?

    Atualmente o termo “design” vem sendo usado com bastante frequência, porem para muitos ainda nao é claro seu significado e principalmente sua utilidade.
    O objetivo básico do design é solucionar problemas de comunicação sendo estes gráficos ou já em forma de produto. A função do designer é manter uma ligação entre consumidor e objeto, podendo esta, ser de forma emocional ou prática. O design interfere em todos os campos e influencia nosso modo de pensar e agir, e principalmente nossa maneira de consumir.

    ResponderExcluir
  46. Isabella Lanna DP manhã 1° período3/20/2011

    O design serve não só para aprimorar a beleza de um produto, mas para melhorar a sua utilidade.
    Para um consumidor escolher entre dois objetos idênticos em sua função, ele optará pelo mais bonito ou que suprirá melhor a sua necessidade imediata, possivelmente elegerá o produto que apresentar essas duas qualidades.
    Logo, o designer que conseguir unir beleza e utilidade em um único objeto, demonstrará que o design não é só comércio, mas também é praticidade e conforto.

    Isabella Lanna da Fonseca
    Design de Produto - manhã - 1° período

    ResponderExcluir
  47. Na atual sociedade onde vivemos , somos julgados e definidos pelo o que temos e não pelo o que somos. O bom designer, que intende isso , sabe que seu trabalho e sua profissão, dependem da venda de produtos que provoquem um impacto nos consumidores à ponto de deixa-los tão "hipnotizados" que façam com que eles comprem somente por comprar, o chamado consumismo exacerbado. Além disso, o design encontrado nos produtos tem a função de nos atrair , fazer pensar, comparar , decidir e comprar. Sendo que o designer está programado para inovar,criando e recriando coisas novas à todo momento, para que o ciclo do consumo e da produção nunca pare.

    Vinicius Teixeira Passos/ 1° Periodo Design de Produto. Manhã

    ResponderExcluir
  48. Anônimo3/21/2011

    O Design por mais intocável que pareça ser para a maioria das pessoas, está na
    verdade amplamente presente em nossas vidas. Desde os antigos vidros de remédio
    encontrados nas famosas boticas até o mais novo aparelho eletrônico lançado
    pela Apple, é preciso enxergar que por trás do resultado que vemos no final
    tinha aquela pessoa que não só se preocupava com a estética do produto que
    fornecia, mas também com o seu propósito. O design é o instrumento que facilita a
    compreenção da idéia que o produto deve passar. Para isso se utiliza de inúmeros recursos
    que podem ser visuais, sensoriais, psicológicos, entre outras possibilidades.
    Para um designer ser eficiente ele tem que levar em conta o momento
    político-social em que vive, o público alvo, as condições que lhes são impostas
    e além disso deve trabalhar muito bem com a estética a fim de transmitir
    da melhor maneira a mensagem que propõe. Por isso o design é necessário, de
    um jeito sutil ou não, ele transpõe a nossa imaginação para a realidade.



    Camila Lúcia Deschamps Moura- 1º período
    Design Gráfico/manhã

    ResponderExcluir
  49. Camila Malloy3/22/2011

    A definição do conceito de Design passa por ideias diversas acerca de sua funcionalidade. O trabalho do designer pode consistir na concretização de um aumento na curva de vendas de um produto por meio de artifícios visuais, ou também no desenvolvimento de produtos mais eficientes a sua devida função para seus consumidores, dentre inúmeras outras especificidades que subdividem a dinâmica dessa profissão, tornando complexa sua determinação. Para tal, é necessário reconhecer o caráter comum de todas as suas vertentes: a elaboração visual para solução de problemas, que sucinta a função primordial do Design.

    Camila Malloy Mota de Oliveira/ Design Gráfico 1º Período - Manhã

    ResponderExcluir
  50. O design tem sua história, toda uma trajetória que trás consigo detalhes, características e até mesmo um romantismo no processo de criação e desenvolvimento. O design transfere sentimentos aos objetos, resgata e aprimora valores, sensibiliza, informa, gera soluções e obstáculos, pode ser original, ético e moral materializando tantas informações em formas, cores, criatividade e funcionalidade seja ela qual for. E a contemporaneidade para alguns profissionais extrai um pouco dessa essência criativa. A industrialização banaliza bens descartáveis e contradiz a proposta de inovação, o capitalismo influência produção e consumo em massa. Em um contexto social, o design passa a ser um grande formador de opiniões sociocultural e político-econômico.
    Daniela Isis de Souza Araújo – Design de Produto - 1ºperíodo/manhã

    ResponderExcluir
  51. Laís Paula Lopes da Cunha3/23/2011

    Na atualiadade, a função primária dos objetos tem significado banal, comum, e o que passa a conferir status para o dono daquele objeto é sua forma, seu design. Passamos a acumular bens materiais que tornam-se obsoletos rapidamente, que nos seduzem e nos dão prazer imediato. Os objetos passam a carregar um valor emocional, além de sua função prática. O papel do designer é de manipular, de forma a instigar o desejo do consumidor, tudo isso graças aos parâmetros da sociedade, que tornou o consumo a principal função do ser humano.
    Porém, o design nem sempre é o vilão, e apesar de parecer que sua existência se dá apenas para aumentar o consumo, muitas das vezes um objeto pode ser concebido por sua funcionalidade, apenas. Isso torna sua forma ainda mais bela, por ser verdadeira e atender, com objetividade, a função desejada. Torna-se cada vez mais difícil estabelecer um bom design, portanto, devido a confusão sobre a função primária de um objeto, uma vez que o design visa atender, também, a função emocional.

    Laís Paula Lopes da Cunha - DGM 1ºP

    ResponderExcluir
  52. israel3/24/2011

    A função do design é criar soluções para nossos problemas e mais ainda de conseguir prevê-los. Outro ponto é a preocupação com a aparência que esse objeto terá, pois adicionamos a todo momento valor sentimental as coisas que nos rodeiam e no caso dos objetos nosso primeiro contato são nossos sentidos. É importante tentar se desvincular do design que cria apenas para alimentar o comércio e começar a desenvolver a consciência do risco que nós corremos de, num futuro muito próximo, não conseguirmos solucionar que fim terá os dejetos de objetos que produzimos.

    Israel Augusto/ Design de Produto/ 1º Período/ Noite

    ResponderExcluir
  53. No mundo globalizado em que vivemos, e como a quantidade de produtos que produzimos, o design tem a função de diferenciar estes produtos. Através de diversas formas de comunicar, ele vai conferir ao produto um valor que vai além da funcionalidade e desperta diferentes sensações como por exemplo o desejo. Através desta nova abordagem o produto passa a ser direcionado ao consumidor alvo. Em outras palavras, o design comunica a especificidade do produto, idéia ou serviço.

    Ruben Faria/ Design Gráfico - 1º período - Noite

    ResponderExcluir
  54. Anônimo3/24/2011

    O Design serve para dar valor ao objeto. Este valor pode ser emocional e/ou prático. Pode encantar pela aparência do objeto ou pela aparência que tal objeto dá a você diante da sociedade e/ou pode ajudar a realizar determinada tarefa. Como está escrito no texto Linguagem, página 21 parágrafo 4, “O papel dos designers mais sofisticados, hoje, tanto é ser contadores de histórias, fazer um design que fale de uma forma que transmita essas mensagens, quanto resolver problemas formais e funcionais.”
    Renata Junqueira- Design Gráfico – Noite – 1º Período

    ResponderExcluir
  55. Anônimo3/24/2011

    Em sua entrevista, Deyan Sudjic, nos mostra do seu ponto de vista, como o homem, desde o início de sua existência, sente necessidade de inovar, de adquirir coisas novas, mesmo quando estas coisas irão ficar guardadas e sem uso.
    Ele deu um exemplo muito claro, que foi sua experiência quando adquiriu seu notebook. Como ele, todos temos desejos e buscamos sua realização e nos satisfazemos com isso, até sentirmos necessidade de algo melhor e esta busca é constante. Este sentimento é comum à natureza humana.
    A função do designer é inovar sempre para suprir esta necessidade, imprimindo em seu produto, beleza e funcionalidade.

    Lourdes Ludgero/1° período DP/ Noite

    ResponderExcluir
  56. Design refere-se à capacidade de desenvolver projetos para a criação de produtos, que terão utilidade em meio à sociedade ou seja, a adaptação de um produto a necessidade dos seus usuários. Sua função não é apenas visual e sim garantir a qualidade, durabilidade e aparência de um produto através das inovações tecnológicas e procurar desenvolver projetos que não agridam o meio ambiente.
    Valéria Fernandes / 1º Período/ Design Produto/ Noite

    ResponderExcluir
  57. Giselle3/25/2011

    As pessoas não se definem pelo o que elas são, mas, pelo o que elas compram. O design interfere na escolha de cada um, a partir do momento que ele não é vendido como necessidade e sim com um desejo pessoal, ou seja, o design serve para satisfazer os desejos humanos, além de provocar estímulos no indivíduo para sempre buscar coisas novas, tendo a prática e o emocional como tipo de funções essenciais.
    "É o design que pode servir como meio para criar uma noção de identidade - cívica, coletiva e pessoal" Texto Linguagem - pág. 51

    Giselle Taynara/Design Gráfico/1ºP/Noite

    ResponderExcluir
  58. O design é um artifício criado para distinguir objetos e seduzir as pessoas. Na sociedade em que vivemos, possuímos o conceito de que o nosso poder aquisitivo pode ser representado pelas nossas posses. Quanto mais belas e exclusivas, mais caras. O homem se envolve com o objeto a ponto de se identificar com ele e, a partir daí, o modo como vivemos e nos relacionamos é influenciado pelo mundo material ao nosso redor. O design se tornou necessário para a atualidade, podendo ser utilizado tanto como forma de exclusão quanto demonstração de um ideal em prol da sociedade.

    Paula Teixeira / Design de Produto / 1º Período / Noite

    ResponderExcluir
  59. O designer não é ambíguo, mas ele é dual. E é a característica da dualidade que permite o designer poder atuar ora como o profissional que busca acrescentar utilidade, proporcionando maior bem-estar, mais conforto e maior praticidade no dia a dia das pessoas, suprindo realmente uma necessidade, e ora como o instrumento do capitalismo comercial atuando firmemente visando a venda, o lucro, o resultado. Este último não se importa com a sociedade, se ela se ilude, é seduzida ou se acumula um monte de futilidades que satisfazem muito bem o desejo do ter e possuir, individuais ou não. O designer não fica "em cima do muro", nem existe o meio termo, mas o seu trabalho é claramente definido. Mas, resgatando o sentido da dualidade, ele não é impedido nem limitado a trabalhar somente em um dos lados dessa oposição de papéis que partem de um único ponto: ser designer.
    Matheus Gouvêa / 1º Período DP/ Noite

    ResponderExcluir
  60. O Design serve para produzir o que tenha utilidade para a sociedade de forma a atender também as exigências do consumidor, entre as quais: qualidade, beleza, originalidade, durabilidade, avanços tecnológicos; tudo o que for necessário para facilitar a vida do homem, tornando o que ele precisa mais acessível, cômodo,prático e que satisfaça seu desejo.Um design consciente deve sempre procurar trabalhar pensando no meio ambiente,procurar solucionar problemas e não causa-los.

    Bruna Dalva Avelar, 1° Periodo, Design de Produto-Noite.

    ResponderExcluir
  61. O design tem por objetivo atribuir valor, personalidade e informação ao produto desenhado. Sendo mais específico, a aplicação do design sobre a aparência de um objeto pode comunicar sobre o mesmo que ele é caro, que é destinado ao público masculino, enfatizar suas funcionalidades e ainda passar ideias como agressividade, delicadeza, austeridade etc. Em suma, é o design quem humanizar as coisas.

    Luiz Oliveira / Design Gráfico / 1o periodo Noite

    ResponderExcluir
  62. Para que serve o design? É uma pergunta que ainda gera em mim certa dúvida. Afinal, o design serve para criar um objeto que seja bonito e transmita status e classe, ou um objeto que seja útil e resolva problemas cotidianos do seu comprador? Com esses textos que lemos, começo a pensar que as duas opções são válidas. Percebo que em alguns exemplos, o papel do designer é fazer com que o objeto se promova, e não seja promovido com propagandas ou marketing. O objeto que "salta aos olhos", mesmo sem estar rodeado de luzes ou cores, e que praticamente pede para que o possua. Essa auto-promoção, acaba, em aguns casos, por esconder alguns defeitos projetuais desse objeto. E quem o compra, ao descobrir esses defeitos ao longo do uso, vai perdendo aquele afeto inicial para com o objeto. Pode parecer hipocrisia, mas valorizo o designer que consegue unir beleza, a pomoção e a utilidade ao produto. Aquele que faz um projeto útil, bonito (mesmo sendo uma característica subjetiva) e que possa atender à necessidade de quem o compra, e não apenas ser um objeto de luxo e promoção pessoal perante o mundo.

    Luiz Otávio Campolina / Design de Produto l / Noite

    ResponderExcluir
  63. Letícia Magalhães3/25/2011

    O design é responsável por moldar os objetos de acordo com o que a sociedade de consumo estabelece como desejo, confeccionando as mensagens que esses objetos devem carregar. A compra de objetos revela o que as pessoas pensam de si mesmas, e o design desempenha o papel de transmitir tais conceitos. Assim, lida com a aparência e significados dos objetos, permitindo-nos desvendar o que o próprio tem a dizer, desde sua utilidade até seu valor. Com o crescimento da sociedade de consumo, o papel do design passou a ser, também, despertar o desejo de compra de ítens que não são verdadeiramente necessários para os consumidores. "É uma linguagem que uma socieddade usa para criar objetos que reflitam seus objetivos e seus valores", como por exemplo valores culturais e sociais.
    Letícia Magalhães, DG Noite, 1º períopo.

    ResponderExcluir
  64. O ser humano no decorrer da sua história sempre manteve uma relação sentimental com os artefatos que possuía. É com base nesse conceito de dependência entre o homem e o objeto que o designer se apóia no seu processo de criação. O designer tem a função de criar produtos que não tenha só uma relação prática e funcional com seu consumidor, mas também uma emocional. A partir dessa habilidade de manipulação o profissional de design pode criar produtos realmente necessários para seu público consumidor ou não.

    Caio Lacerda de Melo,1° Periodo, Design de Produto-Noite.

    ResponderExcluir
  65. O ser humano no decorrer da sua história sempre manteve uma relação sentimental com os artefatos que possuía. É com base nesse conceito de dependência entre o homem e o objeto que o designer se apóia no seu processo de criação. O designer tem a função de criar produtos que não tenha só uma relação prática e funcional com seu consumidor, mas também uma emocional. A partir dessa habilidade de manipulação o profissional de design pode criar produtos realmente necessários para seu público consumidor ou não.

    Caio Lacerda de Melo, 1° Periodo, Design de Produto-Noite.

    ResponderExcluir
  66. O design é o pivô da relação do homem com o objeto, seja ele uma imagem, um móvel, um ambiente ou um simples lápis de grafite. É o fio condutor da relação afetiva existente que vai desde o ato da obtenção até o descarte de um objeto, promovendo diferentes sensações no homem que ele não tinha experimentado antes. O design deve iluminar o novo, dar beleza ao inanimado e fazer com que todos os olhares sejam convergidos ao alvo, atraindo, de forma sensual, o ser humano a algo que ele agora deseja. O design também é cruel. Ele consegue fazer com que coisas, que antes possuiam apenas a serventia de seu função, passem a exalar uma aura de beleza e inovação, ocultando suas falhas e exaltando uma beleza que o próprio design deu a este objeto.

    Daniel Castro O. e Assis, Design Gráfico - Noite, 1º Período.

    ResponderExcluir
  67. Flávia Amaral3/25/2011

    Antigamente as pessoas da elite compravam objetos exclusivos com artesãos pois estes produtos feitos sob encomenda eram símbolos de status. Hoje isso não é muito diferente. As pessoas procuram produtos desenvolvidos por designers , que somente se diferenciam de produtos ordinários por seu design sofisticado, por estes transmitirem o poder de aquisição do usuário. Artefatos a princípio baratos se tornam muito mais caros devido à sua aparência diferenciada, e acabam induzindo o consumo muitas vezes desnecessário.

    Flávia Amaral/D. Gráfico/1º Período/Noite

    ResponderExcluir
  68. O design não é somente uma ferramenta para a resolução de problemas, mas aproximar valores e necessidades de uma determinada geração à suas obras. Design é um reflexo impresso que mostram também as características do cotidiano de seus usuários.
    O designer atualmente é usado como um instrumento capaz de diferenciar objetos, criar tendências e alimentar a nossa civilização com novidades que direcionam nossos olhares para o que aparentemente é a grande inovação do momento.
    Design sim deveria ser totalmente direcionado para a melhora contínua da interface entre o homem e os objetos que fazem parte do seu cotidiano.

    Sándor Bányai Pereira,1° Periodo de Design de Produto-Noite.

    ResponderExcluir
  69. Diego Giudice3/25/2011

    O design serve para dar formas mais interessantes a objetos, textos e imagens, estimulando e persuadindo todo tipo de pessoa. É uma área que foi feita para atingir todas as classes econômicas, pois carros e eletrodomésticos com designs arrojados, roupas e calçados de grandes designers, entre outros, são muito sedutores e desejados pela maioria.
    Diego Giudice/Design Gráfico/1º Período/Noite

    ResponderExcluir
  70. Anônimo3/25/2011

    O Design é útil - ou até mesmo necessário - para integrar a arte ao cotidiano de forma pertinente, funcional. No mundo contemporâneo, onde a globalização exige que os produtos industrializados sejam cada vez mais valorizados de acordo com seu grau de diferenciação, o Design adquire a função de inovar e agregar valor às mercadorias. Cabe a ele integrar as necessidades físicas e psíquicas do usuário às demandas técnicas de produção, formando uma interação emocional entre esse e o produto. De certa maneira, pode-se considerar que o papel do Design é promover a frequente evolução dos artefatos e a relação do ser humano com esses.

    Iwana Raydan / 1º Período / Design de Produto Noturno

    ResponderExcluir
  71. Karine Lima3/25/2011

    Segundo Deyan Sudjic, designers são profissionais capazes de fazer com que desejamos coisas que não precisamos. Ou seja, têm o poder de aproximar a relação de fábrica/consumidor, concebendo um visual bonito e elaborado aos objetos cotidianos ou até mesmo aos inúteis. Dessa forma, o design seduz, impressiona, comove e vende. E talvez o papel do design seja exatamente esse: persuadir. Fazer com que olhamos com outros olhos objetos banais e veneramos objetos que ,financeiramente, estão fora de nosso alcance. Mesmo que iluda o consumidor, mesmo que não tenha praticidade e mesmo que encareça a compra, o design de qualquer que seja o produto sempre fará diferença.


    Karine C.Lima / 1º Período Design de Produto - NOITE

    ResponderExcluir
  72. Ana Kossoski3/25/2011

    O design serve, basicamente, para resolver um problema de comunicação - seja ele de ordem bidimensional, tridimensional ou virtual -, dentro de um determinado orçamento e prazo pré-determinados pelos consumidores. O design diferencia-se da arte no quesito de que esta é produzida para a livre expressão e interpretação, enquanto o design serve um padrão com o objetivo de atender a demanda de determinado público. De certa forma, o design é o eixo que interliga os produtos de uma fábrica e os consumidores. Por mais que os produtos possuam a mesma função, são seus novos formatos, cores e influências que os tornam atrativos a ponto de os consumidores os desejarem não porque são necessários, mas sim porque tais objetos têm o poder de saciar e satisfazer suas vontades emocionais e pessoais. Dessa forma, um produto com um design inovador pode adquirir uma praticidade ou simplicidade exigida pelos padrões que circundam a sociedade pós-moderna do século XXI, mas também podem servir exclusivamente como uma simples mercadoria, sem levar-se em conta a sua produção, função e evolução.


    Ana Kossoski - 1/2011 - D.G. Noturno

    ResponderExcluir
  73. Guilherme Sander/1 Período DP/Noite3/25/2011

    O Design está inserido na sociedade atual mais do que como um processo para dar forma a um objeto, ambiente ou qualquer produto que seja. No mundo capitalista globalizado, onde a aparência é mais do que um cartão de visita, atende a conceitos, valores, demanda comercial, potencial de vendas, o design funciona como um mecanismo para agregar todos esses conceitos e valores e empregá-los em um produto.
    Seu conceito se torna mais amplo quando associamos esse determinado produto a um indivíduo ou a sociedade, revelando desejos, necessidades, valores. E pensando em valores, o design, e o produto a que ele dá forma, acabam por definir o indivíduo na sociedade onde vive.
    E nessa sociedade que sofre constantes mutações ao longo do tempo, contínuas, o design não é apenas uma forma de impulsionar vendar e atender as necessidades do mercado. O design acompanha e também antecipa essas mudanças.

    ResponderExcluir
  74. Assim como no campo das artes e culturas visuais, tentar definir o por que e para que do design pode limita-lo e nao ser suficiente.
    Este desenvolve parte funcional e formal do objeto, nao sendo um excludente ao outro. 'E a ponte de interacao entre o ser e a criacao. Assim, o design agrega valor, indica e define, divide por preferencias e une por diferencas. 'E reflexo e causa. Possibilidades..

    Luana Raquel Arend IDP - NoiteI 1 Periodo

    ResponderExcluir
  75. AnnaPaula+Guimarães/1ºperiodoDP/noite3/25/2011

    o Design tem várias funções, desde aumentar vendas até impressionar, fazer com que um produto seja funcional e ao mesmo tempo tenha beleza, fazer com que aconteça nas pessoas o desejo de comprá-lo e na maioria das vezes nem precisem, fazer com que algo pareça valer o que realmente custa ou valer muito mais. Acredito que cada função sendo utilizada em seu tempo e de acordo com o objetivo do designer faz muita diferença em relação aos produtos que não possuem design objetivo.

    ResponderExcluir
  76. O design é a comunicação com o público através de signos e da linguagem. O mesmo serve para aprimorar a relação humana com os objetos que o cercam por meio de projetos que visam a melhoria na ergonomia e na funcionalidade. O design tem que agregar valor e ainda equilibrar técnica e beleza para realizar aos desejos da sociedade de consumo de forma que o produto tenha identidade e credibilidade.

    Uyara Nájla/ 1º período - Design de Produto/ Noite

    ResponderExcluir
  77. O design é a comunicação com o público através de signos e da linguagem. O mesmo serve para aprimorar a relação humana com os objetos que o cercam por meio de projetos que visam a melhoria na ergonomia e na funcionalidade. O design tem que agregar valor e ainda equilibrar técnica e beleza para realizar aos desejos da sociedade de consumo de forma que o produto tenha identidade e credibilidade.

    Uyara Nájla/ 1º período - Design de Produto/ Noite

    ResponderExcluir
  78. Gilmar3/25/2011

    Uma das funções do design é criar uma conexão com o cliente, inicialmente pelo apelo visual. Durante a conexão visual é criado um vínculo emocional, que induz a compra. O design agrega valor aos objetos. Porem rotular o design como uma ferramenta apenas para elevar a curva de lucro seria limitar muito sua função. Após a conexão inicial com o cliente e induzir a compra , o design apresenta a funcionalidade como outro mérito. Apesar das duas funções citadas serem muito diferentes elas estão presentes na grande maioria dos objetos.

    Gilmar Ferreira / 1º Período Design de Produto / Noite

    ResponderExcluir
  79. Anônimo3/25/2011

    Design é o projeto e/ou elaboração de um produto. É fundamental para que seja criada uma relação emocional com o objeto, de modo que este possa seduzir o consumidor e estimular a compra. Esta relação é baseada na identidade visual do produto, ou seja, na manipulação de recursos como forma, textura, cor e tipografia. Entretanto, de acordo com Deyan Sudjic o design é ambíguo: ao mesmo tempo em que deve tornar o produto esteticamente atraente para o consumidor, deve dar a ele praticidade e usabilidade.
    Marina Arashiro – 1 período dg - noite

    ResponderExcluir
  80. Para que serve o Design ?
    O design serve para melhorar a parte fisica do objeto aplicando uma beleza ao visual do produto ou qualquer outro artefato, para aquilo que ela vai ser usado ou mesmo para passar a sua menssagem. Mas o design tambem acaba sendo usado como artifício para vender um produto e acaba deixando de mostrar os valores reais das coisas. Serve tambem para diferenciaro que é especial e o que não é.

    Joe Master/D.Gráfico Noite 1° Período

    ResponderExcluir
  81. Lucas Lomasso3/25/2011

    O design serve para representar visualmente alguma ideia ou conceito através da criatividade do designer. Na atualidade o design tem sido utilizado para melhorar as vendas de um determinado produto para uma empresa ou cria um desejo, vontade nas pessoas para adquirir algum produto. O design serve, além do que foi citado, suprir necessidade na áera de comunicação, como o complemento do produto, é ao mesmo tepo a mercadoria, a propaganda sobre e o local onte está exposto para venda.
    Lucas Lomasso/Design Gráfico/1-P/Noite

    ResponderExcluir
  82. O Design serve para transmitir a um indivíduo a percepção de um objeto, de como ele deve ser compreendido. Design é comunicação, transmite idéia, opinião, conceito.

    Weberson Gonçalves|Design Gráfico|1º Período|Noite

    ResponderExcluir
  83. Anônimo3/25/2011

    Para que serve o Design?
    A primeira resposta que surge à mente poderia ser dita em alto e bom tom "para satisfazer os desejos e vontades do homem". Se, no entanto,pararmos para refletir um pouco mais, podemos concluir que, talvez, essa relação já tenha mudado.
    A história do Design se confundo com a própria história da evolução do homem, uma vez que, desde os primórdios tendemos a adequar a realidade aos nossos desejos, sejam funcionais, estéticos, calcados em vaidades pessoais, vazios e, quiçá, automáticos.
    Entretanto, os pólos dessa relação parecem se inverter. Percebemos que somos / estamos cada vez mais réfen do Design e seus produtos, adquirindo sobremaneria itens que se tornam, cada vez mais rapidamente, obsoletos.
    Assim,talvez aquela pergunta do início possa ser outra. Fato é que o Design serve sim para nos satisfazer, nos realizar. Mas, do que realmente precisamos para sermos completos e felizes? A resposta está sem dúvida no Design,com sua funcionalidade, tecnologia e estilo.
    Ilana Horta / 1o período / Design de Produto / Noite

    ResponderExcluir
  84. O designer cuida da relação entre o ser humano e os objetos a sua volta, sendo imbuído de criar desejos e estimular sensações. Tais relações com os objetos são na realidade o reflexo do próprio ser humano. Reproduzir nas cores e linhas dos produtos ou peças gráficas as características de um público alvo, na medida certa para excitar ou acalmar, inflamar ou abrandar, é a função de um profissional cuja maior ferramenta é a criatividade.

    Paulo Garcia, Design Grafico Noite, 1 perìodo

    ResponderExcluir
  85. O design serve para tornar um certo produto atraente aos olhos de um possível consumidor, tornando-o adequado ao seu estilo. Cria um vinculo entre produto e consumidor, identificando-se rapidamente a qual grupo de pessoas o produto se direciona. Serve para tornar possível distinguir um produto de outro, para criar formas que facilitam a funcionalidade e ao mesmo tempo cria um interesse pelo produto. Procura sempre provocar desejo de consumo.

    ResponderExcluir
  86. O design surge da necessidade de produzir mais culturalmente a complexidade de um objeto, ou foco projetual que seja, a ser trabalhado. É cruel dizer que o design serve apenas para ser diferencial,mas também para ser modelo de si mesmo, ou seja trazer funcionalidade,harmonia,métodos e técnicas e todo um estudo em coisas simples, tornando as completas e agradáveis.

    ResponderExcluir
  87. O design pode ser concebido como algo que estreita e aproxima o produto do consumidor. É uma ferramenta utilizada pelos profissionais com o objetivo de atrair os olhares do público, de despertar nas pessoas o desejo de adquirir, seja o computador, a roupa, a revista, o catálogo... O design também é utilizado para promover a propaganda do que se deseja vender, como, por exemplo, em banners e outdoors. Tem como função também dar certa singularidade/requinte à determinado produto, fazendo, assim, que algo que seja fútil, pelo design sofisticado, seja cobiçado pelos consumidores.

    Rubens Guilherme/Design Gráfico/1ºPeríodo/Noite

    ResponderExcluir
  88. Lais kunzendorff3/26/2011

    O Design serve para potencializar ou adornar objetos de consumo, tendo se tornado um artifício estratégico de crescimento econômico para agregar valor num produto e diferencia-lo de outros através de uma roupagem, assinatura, "ediçoes limitadas",
    etc.
    Lais Kunzendorff - D. Grafico Noite - Primeiro periodo.

    ResponderExcluir
  89. Victor Freitas3/27/2011

    Hoje em dia o designer tem um papel muito importante na sociedade capitalista, nesta época em que o consumismo tornou-se uma característica marcante da sociedade, pois ele é o responsável em dar formas a diversos produtos. Porém, há todo um estado para decidir e aplicar tal imagem, levando em conta o público alvo, utilidade, preço, tipo de material a ser utilizado e principalmente os detalhes em que irá diferenciar seu dos produto dos demais concorrentes, persuadindo as pessoas, afim de adquirir mercado consumidor.
    O designer então, é quem constrói a imagem dos produtos, faz parecer caro ou barato, comum ou específico, feminino ou masculino, sentimental ou não, dentre outros, tudo através da estética.

    Victor Hugo Freitas / Design de Produto 1º semestre noite

    ResponderExcluir
  90. O design estabelece a ponte entre a individualidade proporcionada pelo produto artesanal e a massificação imposta pelo produto da indústria. Lida com necessidades tanto práticas quanto emocionais, sugerindo valores e afetando diretamente o comportamento e o estilo de vida de desde um pequeno grupo de pessoas a uma sociedade inteira. É função do designer compreender as implicações individuais e sociais que exercem linhas, formas, cores e referências visuais, bem como fazer coexistir funcionalidade e agradabilidade estética, fatores determinantes para o sucesso de um produto.

    ResponderExcluir
  91. Camila Praia / DP noturno - 1° periodo3/27/2011

    O trabalho de um designer está dividido na funcionalidade do objeto e na arte expressa no mesmo. Para criar um produto o profissional procura informações sobre seu mercado consumidor com o objetivo de elaborar um produto que supra todas as suas necessidades, e cria soluções para supostos problemas. Ao mesmo tempo desenvolve todo o design do objeto, a fim de inovar e diferenciar, características que elevam o valor da peça e seu prestigio na sociedade.

    ResponderExcluir
  92. A função do Design é inovar, transformar , criar e completar idéias, através destas funções tornar a nossa vida mais prática com a melhoria da funcionalidade dos objetos que já existem e com a inovação dos que estão sendo criados. Mas design não é apenas funcionalidade é a relação entre consumidor e objeto, entre o desejo e a necessidade, ele serve para unir beleza e utilidade . Design não é apenas para vender objetos, serve também para mostrar quem somos. Por ser uma profissão tão versátil e inovadora esta ganhando cada vez mais espaço na sociedade contemporânea.

    Thalita Barbalho | Design Gráfico | 1º período | Noite

    ResponderExcluir
  93. Anônimo3/29/2011

    No mundo de aparências em que vivemos hoje, a imagem de um objeto é capaz de nos seduzir, mesmo que a sua funcionalidade não seja tão boa assim. É ai que entra o designer, tornar algo que atenda os seus desejos mais profundos no campo visual mesmo que o produto continue tento sua funcionalidade inicial. O designer tenta fazer com que um objeto te transmita a idéia de que, se você comprar um item, estará incluído no pacote o status social, o que te causa um sensação de conforto.

    Alan Vitor |Design Gráfico|1° Período|Noite

    ResponderExcluir
  94. O Design é uma forma de atribuir valor a um produto. Adaptações ergonômicas, boa aparência e inovação são fatores que motivam o consumidor a escolher um produto dentre várias opções. Apesar de ser um coneito subjetivo, a beleza contida num produto de design é o diferencial que alimenta esta atividade. O designer, atualmente, assume além deste papel inovador de produtos, o papel de artista, devido às variadas possibilidades existentes no ramo. Ele depende não apenas da necessidade, mas do desejo do consumidor.

    Gabriela Rezende DPN 1°p

    ResponderExcluir
  95. A função do design é desenvolver projetos com funcionalidade e que transmita valores
    e sensações as pessoas. Empresas que enxergaram o design como um fator diferencial, tiveram resultados bem significativos. A popularização do termo “design” mostra que
    a cada dia mais existe a preocupação com a satisfação dos clientes, exigindo cada vez mais um planejamento bem desenvolvido, gerando produtos melhores projetados. Além disso, o design tem como objetivo final a satisfação do público alvo.

    ResponderExcluir
  96. O Design serve para qualificar um objeto não só pela sua funcionalidade como também a sua qualidade visual. Hoje um objeto de necessidade se tornou um objeto de desejo. Pois o Designer trabalha com o olhar do seu cliente analisando fatores culturais, geográficos e sociais no qual o indivíduo se insere. Um carro de luxo por exemplo, ele é criado para o se dono que tem o desejo de se mostrar como uma pessoa bem sucedida e com status para os outros ao seu redor.Estes objetos muitas vezes só tem o Design pois nem sempre a qualidade está inserida, se analisarmos a questão da dificuldade de conserto deste carro ou até mesmo a sua qualidade funcional.

    Valéria Marques, Design gráfico 1º noite

    ResponderExcluir

Ricardo Piglia - Bibliografia completa

Referência para interessantíssimo portal que contém arquivada a bibliografia do escritor argentino Ricardo Piglia.