Arquivo do blog

31.5.25

Arno Gisinger & Georges Didi-Huberman. Compreender por meio da fotografia

Entrevista interessantíssima do filósofo, historiador da arte e professor Georges Dodo-Huberman ao também professor e artista francêa Arno Gisinger. Leitura altamente recomendável, igualmente recomendada  pela professora Bruna Fontres Ferraz, do Programa de Pós-graduação em Estudos das Linguagens do CEFET-MG.

"Não me vejo como fotógrafo, ainda mais falando com você, que é um virtuoso e um artista dessa atividade técnica. Abordo a fotografia unicamente com as duas atitudes heurísticas do enquadramento e da montagem, o que é bem pouco diante dos aspectos formais da fotografia em geral: grão, luz, dimensão, orientação, escolha do suporte etc. A prática fotográfica, repito, para mim tem uma proximidade muito grande com essa produção intensa de fichas de escrita. Não bato uma foto com a intenção de fazer uma bela imagem a qualquer preço, mas para obter uma ficha associável a outras. Isso faz parte do que Foucault chamava de hypomnèmata, as ferramentas mnemônicas e heurísticas do pensamento."  


"Levantes - Aparências ou aparições", outra entrevista também recomendável com o mesmo pensador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrevista com Jorge Alemán

 " Con 19 años leí  Las palabras y las cosas,  de Foucault y los  Escritos  de Lacan. Después salí a la calle y vi todo escrito: la ciu...