Conversas com Cortázar


"Com o prazer de quem senta para uma conversa com amigos, encontramos nesse livro, mais que entrevistas, as confidências e idéias trocadas entre o repórter uruguaio Ernesto González Bermejo e o escritor argentino Julio Cortázar - amigos, companheiros de exílio e camaradas na militância da vida e do ofício de escrever.

Encontramos um longo e fascinante relato da feitura do livro O Jogo da Amarelinha e do conto "O perseguidor" - as obras mais revolucionárias de Cortázar. Encontramos ainda suas impressões sobre o fantástico, os movimentos do tempo, a importância da música. Encontramos, enfim, um Cortázar terno, sólido e denso, que desejava viver tudo de forma absoluta."
Fonte: Livraria Travessa

"Esse trabalho não deu nenhum trabalho. Foi uma oportunidade privilegiada - que os leitores podem agora compartilhar - de conhecer de perto e um pouco por dentro um criador insatisfeito e perseverante, sempre derrotado e novamente sobre seus pés, fiel a um só compromisso: não ser sempre o mesmo." (Ernesto González Bermejo)

"Esse livro é uma porta aberta, uma janela escancarada: entre e converse com Julio Cortázar." (Eric Nepomuceno)

"Se Jorge Luis Borges foi o mais admirado dos escritores argentinos, Julio Cortázar (1914-84) foi certamente o mais amado, e "Conversas com Cortázar" ajuda a entender por quê.
Nas longas entrevistas concedidas ao jornalista uruguaio Ernesto González Bermejo, o autor de "Bestiário" põe em evidência todas as principais características que tornaram sua obra tão viva e afetivamente tão próxima de seus leitores: o prazer da invenção, o humor sofisticado, a aversão aos dogmas e formalidades, a concepção da literatura como jogo, a crença quase metafísica no poder transformador da linguagem."
(
Entrevistas iluminam os fantasmas do autor argentino. José Geraldo do Couto. Folha de São Paulo. Ilustrada. 05 Out. 2002). 


Nenhum comentário:

Saudades de Lévi-Strauss

  " Saudades do Brasil é um documentário que acompanha a passagem Lévi-Strauss pelo Brasil, no início de sua carreira. Lévi-Strauss che...