Arquivo do blog

27.7.22

Do Luiz Antonio de Assis Brasil

Fragmentos da leitura  de O universo do escritor, texto do Assis Brasil, publicado no Jornal Rascunho – Edição 267 – Julho 2022.

1
... 
"O ficcionista sabe o que está a escrever, sabe aonde quer chegar, e tudo, nesse universo, de repente, se organiza num sutil jogo de combinações que parece articular-se de maneira espontânea e desde sempre."

2
...
"A mecânica do mundo, vista pelos olhos do autor, surge primeiramente como natural, mas logo se transforma na única possível. Sucedem-se, então, as cadernetas de apontamentos, os papeizinhos soltos pelos bolsos, os inumeráveis arquivos do computador, os lembretes apressados nos smartphones, a traidora memória."

3
...
"
Sabemos como vão reagir a todas as circunstâncias do enredo. Inumeráveis são os relatos de escritores verazes que acordam no meio da noite às voltas com suas personagens, por vezes “vendo-as” e até interagindo com elas." 

4
...
"
Escrever um romance é ir e vir na façanha da história."

5
...
"
Então, um fato catastrófico: no metrô, uma estudante alheia a tudo. Dobrada sobre si mesma, ela lê um livro sobre a mochila. As emoções do escritor entram em alerta. Longe de ficar feliz, pois ninguém lê no metrô em nosso país, ele é acossado pela perturbadora ideia da distância galáctica que existe entre o interesse da estudante por aquele livro e pelo livro que está sendo escrito com tanto carinho, tempo e lágrimas."

6
...

7
...
"
Os livros têm seu destino de acordo com o entendimento do leitor. Reconheçamos: é uma quimera esperar que aquela leitora do metrô venha a sentir o mesmo que o autor sente perante sua própria obra."

8
...
"
Quanto ao universo do escritor, esse, é dele, para seu inesgotável prazer."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ricardo Piglia - Bibliografia completa

Referência para interessantíssimo portal que contém arquivada a bibliografia do escritor argentino Ricardo Piglia.